Iaco está acima da cota de transbordamento

Rio Acre permanece apresentando vazante (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Rio Acre permanece apresentando vazante (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O monitoramento da Defesa Civil Estadual acompanha a variação dos rios do estado. Na manhã desta terça-feira, 27, há três municípios que estão com os mananciais acima da cota de alerta. O acompanhamento é parte do planejamento da gestão governamental do Acre.

Na capital acreana, o Rio Acre baixou cerca de meio metro de segunda-feira para esta terça-feira, registrando 12,70 metros. O que representa, segundo o coordenador estadual da Defesa Civil coronel Carlos Batista, a vazante nas cabeceiras.

O rios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul estão acima da cota de alerta, mas o nível permanece abaixo da cota de transbordamento. “Em Sena Madureira, o Iaco baixou 37 centímetros e a tendência é continuar diminuindo, por isso seguimos em observação”, explica Batista. Há uma família desabrigada no município.

A análise do Rio Tarauacá e Muru será realizada nesta manhã pelas equipes da prefeitura, Bombeiros e Defesa Civil. Apesar da chuva, o rio está reduzindo seus índices, mas devido ao fluxo hidrográfico apresentado nos últimos dias existem 10 famílias desabrigadas.

O nível do Rio Acre em Brasileia está em 3,71 metros. Muito abaixo da cota de alerta, que é de 9,80 metros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter