Com objetivo de dialogar sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), a gerência de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) promoveu na manhã deste sábado, 11, o Café com prosa, no auditório da Maternidade Bárbara Heliodora.
Participaram do encontro, o secretário de Estado de Saúde Gemil de Abreu Junior Junior; secretários adjuntos de Atenção à Saúde, Orçamento e Finanças e Planejamento e Gestão; gerentes e diretores de setores da maternidade e da Sesacre, além de assessores técnicos do Gabinete Civil.
“A humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores. Para que se tenha um Sistema Único de Saúde [SUS] humanizado é necessário que todos estes sujeitos estejam envolvidos nesse processo e cabe a nós gestores buscar as melhorias necessárias para garantir o direito da saúde a todos”, disse o secretário Gemil Junior.
De acordo com a gerente de humanização da Sesacre, Antônia Gadelha, a PNH visa a reinvenção dos serviços e das práticas de saúde, promovendo a satisfação de usuários e trabalhadores.
“Essa é a primeira rodada de conversas nas unidades de saúde e esperamos com isso que os profissionais busquem cada vez mais entender o processo de humanização, por meio de uma gestão participativa e democrática, acolhimento, defesa dos direitos do usuário e valorização do trabalho e do trabalhador”, explicou.