Oferecer um atendimento de qualidade aos usuários dos serviços de saúde, tornando o ambiente mais acolhedor e humanizado, é uma das prioridades do governo do Estado. Para isso, muitos são os investimentos em qualificação dos servidores, por meio de oficinas e treinamentos.
O Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb), por exemplo, por meio da equipe de humanização e acolhimento, tem buscado aprimorar cada vez mais o trabalho.
“A recepção aos pacientes e familiares na entrada é feito por enfermeiros. Esse profissional qualifica o acolhimento, por ter um olhar mais técnico, identificando o grau de sofrimento do paciente e proporcionando que este receba a classificação de risco correta, além de trazer informações aos acompanhantes de uma forma mais precisa e técnica”, explica Helyadia Prudêncio, gerente da Humanização do hospital.
A forma de acolhimento faz parte do projeto “Prontos para te Acolher”, desenvolvido por enfermeiros da unidade. Um dos objetivos é fornecer aos parentes e acompanhantes toda a informação necessária sobre o estado de saúde do paciente.
A enfermeira Anna Rosa Furtado trabalha no acolhimento. Segundo ela, o trabalho é fazer com que pacientes e acompanhantes se sintam o mais confortáveis possível. “Nossa função é, além de tratar quem está aqui com carinho e respeito, fazer a ponte entre o acompanhante e o paciente”, conta.
A aposentada Inês Brown, 69, está internada no Huerb há oito dias. “Durante todos esses dias, tenho tido resposta a todas as informações que solicitei. As pessoas do atendimento mantêm a calma, mesmo quando eu estou nervosa, e isso é muito tranquilizante, apesar da gravidade do caso da minha mãe”, disse a filha da paciente, Marinês Brown.