Os hotéis Holiday Inn e Best Western, em Rio Branco, receberam do governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), os primeiros Selos de Acessibilidade Turística, na manhã desta terça-feira, 21.
Os estabelecimentos que possuem a marca estão aptos a receber pessoas com qualquer tipo de necessidade especial.
Para que isso fosse possível, equipes da Setul realizaram capacitações em 18 hotéis do trade acreano nos últimos dois meses, sensibilizando para a importância de os locais estarem preparados para hospedar esses clientes.
De acordo com a chefe do Departamento de Planejamento e Pesquisas da Setul, Rita Ramos, outros equipamentos do trade receberão a capacitação.
“Agora, faremos com os restaurantes e também com agência de transportes. Nosso intuito é sensibilizar todos os estabelecimentos que trabalham com turismo para que estejam aptos a receber pessoas com qualquer tipo de deficiência”, diz.
A gestora da pasta, Rachel Moreira, destaca que essa é uma importante ação para o Estado: “Trata-se de uma das mais belas iniciativas e de maior alcance social, pois o turismo deve ser para todos. Do que depender do governo do Estado, estaremos em cada equipamento do trade, sensibilizando funcionários e proprietários para que possam atender bem a esse público”.
Adequação do espaço
O evento, realizado no Hotel Holiday Inn, apresentou também um quarto que foi adaptado para receber pessoas com qualquer tipo de deficiência. A porta de entrada, por exemplo, tem dois olhos mágicos, sendo um na altura tradicional e outro mais baixo, para que cadeirantes possam usá-lo.
Ganchos para pendurar toalhas e roupas, secador, tábua de passar e mesas também são mais baixos. A cama, diferentemente dos outros quartos que são superking size, é no tamanho king size, proporcionando ao cadeirante mais espaço para se mover no quarto.
O banheiro também é adaptado, tendo barras próximo ao vaso sanitário. O box tem cortinas, para facilitar a entrada de cadeiras de rodas, além de o chuveiro ser móvel, o que ajuda na hora do banho.
Outro diferencial é para pessoas com deficiência auditiva. Na porta, há um sinal de luz que acende caso alguém bata, e no teto, caso o alarme do local toque.
Para a sócia-proprietária do hotel, Luciana Lopes, essa é uma forma de chamar o turismo para o Estado.
“A acessibilidade faz com que o turismo seja mais amplo, facilitando para que as pessoas com qualquer tipo de deficiência venham para o Estado. Da nossa parte, fazemos com que tudo seja acessível para eles”, ressalta.