Hotéis acreanos recebem Selo de Acessibilidade Turística

Fotos: Alexandre Noronha/Secom
Os hotéis Holiday Inn e Best Western foram os primeiro a receber o selo (Fotos: Alexandre Noronha/Secom)

Os hotéis Holiday Inn e Best Western, em Rio Branco, receberam do governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), os primeiros Selos de Acessibilidade Turística, na manhã desta terça-feira, 21.

Os estabelecimentos que possuem a marca estão aptos a receber pessoas com qualquer tipo de necessidade especial.

Para que isso fosse possível, equipes da Setul realizaram capacitações em 18 hotéis do trade acreano nos últimos dois meses, sensibilizando para a importância de os locais estarem preparados para hospedar esses clientes.

De acordo com a chefe do Departamento de Planejamento e Pesquisas da Setul, Rita Ramos, outros equipamentos do trade receberão a capacitação.

“Agora, faremos com os restaurantes e também com agência de transportes. Nosso intuito é sensibilizar todos os estabelecimentos que trabalham com turismo para que estejam aptos a receber pessoas com qualquer tipo de deficiência”, diz.

A gestora da pasta, Rachel Moreira, destaca que essa é uma importante ação para o Estado: “Trata-se de uma das mais belas iniciativas e de maior alcance social, pois o turismo deve ser para todos. Do que depender do governo do Estado, estaremos em cada equipamento do trade, sensibilizando funcionários e proprietários para que possam atender bem a esse público”.

Fotos: Alexandre Noronha/Secom
Um quarto foi totalmente adaptado para receber pessoas com deficiência (Fotos: Alexandre Noronha/Secom)

Adequação do espaço

O evento, realizado no Hotel Holiday Inn, apresentou também um quarto que foi adaptado para receber pessoas com qualquer tipo de deficiência. A porta de entrada, por exemplo, tem dois olhos mágicos, sendo um na altura tradicional e outro mais baixo, para que cadeirantes possam usá-lo.

Ganchos para pendurar toalhas e roupas, secador, tábua de passar e mesas também são mais baixos. A cama, diferentemente dos outros quartos que são superking size, é no tamanho king size, proporcionando ao cadeirante mais espaço para se mover no quarto.

O banheiro também é adaptado, tendo barras próximo ao vaso sanitário. O box tem cortinas, para facilitar a entrada de cadeiras de rodas, além de o chuveiro ser móvel, o que ajuda na hora do banho.

Outro diferencial é para pessoas com deficiência auditiva. Na porta, há um sinal de luz que acende caso alguém bata, e no teto, caso o alarme do local toque.

Para a sócia-proprietária do hotel, Luciana Lopes, essa é uma forma de chamar o turismo para o Estado.

“A acessibilidade faz com que o turismo seja mais amplo, facilitando para que as pessoas com qualquer tipo de deficiência venham para o Estado. Da nossa parte, fazemos com que tudo seja acessível para eles”, ressalta.

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