Saúde promove debate sobre a doença de Alzheimer

Profissionais de saúde e acadêmicos participaram da atividade (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Profissionais de saúde e acadêmicos participaram da atividade (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Pela necessidade de ampliar o conhecimento sobre como a doença de Alzheimer atua no organismo humano e as diferenças que ela tem em relação às demais demências e transtornos mentais, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde da Pessoa Idosa do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPE), promove nesta quarta-feira, 21, Dia Mundial da Doença de Alzheimer, uma mesa de debates no Salão Cultural da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO).

A atividade é voltada para profissionais da área de saúde e acadêmicos de cursos da área de saúde.

“A doença de Alzheimer é muito falada, mas pouco compreendida. Não é um transtorno mental. Trata-se de uma demência. E, ainda hoje, fazem muita confusão entre demência e transtorno mental, contudo, são coisas completamente diferentes e isso leva ao diagnóstico equivocado, prejudicando o paciente”, observa Rosangela Nazaré Freitas, gerente da Divisão Estadual de Saúde da Pessoa Idosa da Sesacre.

De acordo com Rosangela Freitas, a proposta para evitar o diagnóstico errado é capacitar os profissionais da rede de Atenção Básica, que são os primeiros a ter contato com os pacientes quando estes iniciam um tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Assim, esperamos que os idosos não sofram tanto com os efeitos dessa doença”, concluiu a gerente da Divisão da Pessoa Idosa.

Durante a mesa de debates será apresentado o filme Para sempre Alice, que conta a história de professora universitária que, aos 50 anos, é diagnosticada com Alzheimer. O drama mostra as dificuldades e os que a doença causa na vida da personagem e de seus familiares.