Hospital Regional do Alto Acre já registra mais de 300 atendimentos

Inaugurada na última sexta-feira, 31, a primeira etapa do Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana, em Brasileia, uma das maiores unidades de saúde da Amazônia, já registra mais de 300 atendimentos entre emergência e ambulatório.

Com capacidade de atender moradores de toda a região do Alto Acre, e também do Peru e da Bolívia, o complexo hospitalar realiza diversas ações de saúde durante esta semana.

A diretora de Atenção à Saúde, Jiza Lopes Cezar, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), destaca o início das atividades do hospital, que será referência no suporte de média e alta complexidades para os municípios daquela região.

“Nesta primeira etapa, inauguramos com 11 leitos de observação, setor de urgência e emergência, laboratório, raio-x digital de última geração, consultórios de psicologia e serviço social, além de ambulatórios de especialidades. Desde segunda-feira [3] estamos com diversos atendimentos, neurologia, ginecologia e ultrassonografia. Amanhã, quinta-feira, haverá atendimento de ortopedia e na sexta, 7, cardiologia”, ressalta.

Ainda de acordo com a diretora de Atenção à Saúde, novos atendimentos especializados estão sendo preparados para os próximos dias, como é o caso de reumatologia, otorrinolaringologia e endodontia – especialidade odontológica.

“Estamos implantando um ambulatório de especialidade odontológica, um para urgência e emergência, outro de endodontia para fazer canal. Hoje, além da demanda de pacientes internados, nós também atendemos a demanda externa que vem de municípios da Regional. Um novo conceito de saúde pública, com conforto, qualidade e equipamentos de última geração”, observa Jiza.

Fruto do empenho do governador Tião Viana, o Hospital Regional de Brasileia, cujo investimento em infraestrutura e equipamentos ultrapassa mais de 80 milhões de reais, é o terceiro maior hospital do Acre com uma área construída de 12 mil metros quadrados e vai gerar economia aos cofres públicos com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), disponibilizando ao todo 91 leitos para atendimento emergencial e internações, com vagas que já estão disponibilizadas à população desde a última sexta, 31.

O novo hospital, que está com 90% de suas instalações concluídas, inaugura no fim deste mês a segunda fase do projeto. O espaço contará, a partir daí, com leitos cirúrgicos, clínicos, obstétricos, de pneumologia sanitária e pediátricos, oferecendo espaços para procedimentos de média e alta complexidades, além de exames laboratoriais e tomografias.

“Nessa nova estrutura do hospital, temos aparelhos modernos para garantir a vida do paciente, respiradores mecânicos de última geração e monitor cardíaco, entre outros equipamentos e serviços de suporte avançado. A proposta é que dia 30 deste mês a gente venha com toda a outra parte assistencial que ficou no hospital Raimundo Chaar, como obstetrícia e parte da internação. O restante está funcionando normalmente no Hospital Wildy Viana”, conclui Jiza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter