Hospital Regional de Brasileia tem inovações arquitetônicas

Laje técnica aumenta a eficiência e reduz o risco de infecção hospitalar (Foto: Edna Medeiros/Secom)
A laje técnica aumenta a eficiência e reduz o risco de infecção hospitalar (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Um novo conceito arquitetônico hospitalar está sendo incorporado à rede pública estadual. Assim como o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/AC), o Hospital Regional de Brasileia recebe inovações em seu projeto.

Telhas termoacústicas reduzem ruídos e aumentam o conforto dos ambientes, reduzindo o consumo de condicionadores de ar. Placas solares se integram à sustentabilidade e economia da construção. E a escolha de materiais de alta resistência também tem o intuito de reduzir a demanda de reparos.

“Essa é uma obra emblemática, porque vai resultar no terceiro maior hospital do estado. O trabalho segue com boa qualidade construtiva”, destaca o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Leonardo Neder.

Um destaque é a laje técnica, uma metodologia moderna na qual todos os sistemas utilizados na estrutura são abrigados. Entre o prédio e o telhado há até três metros de espaçamento, por isso não é preciso prejudicar os serviços do hospital, para realizar as manutenções elétricas, hidráulicas, hidrossanitárias, de incêndio e pânico, gases medicinais e climatização.

“Além de eficiente, essa escolha reduz os riscos de infecção, porque evita o fluxo de um operário para realizar manutenção”, explica Neder. A previsão de entrega da infraestrutura é o primeiro semestre de 2016.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter