Hospital infantil realiza festa do Dia das Crianças

Pequenos pacientes participaram de diversas atividades, brincadeiras e ganharam presentes 

Com decoração circense, o Hospital da Criança, localizado no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/AC), em Rio Branco, realizou nesta quinta-feira, 13, uma comemoração em homenagem ao Dia das Crianças. Os pacientes internados puderam participar de brincadeiras, atividades lúdicas e entrega de presentes, com apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Acre (PMAC), que embalou a festa. 

As crianças e seus responsáveis foram convidados a participar das atividades e receberam lembrancinhas, brinquedos, pipoca e doces. A festa faz parte do calendário de atividades propostas pela equipe da Brinquedoteca do Hospital. 

Equipe do Sistema de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC) com a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Os animadores do evento, com fantasias de personagens infantis e super-heróis, eram estudantes de medicina da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina (IFMSA-Brasil-Ufac), da Liga Acadêmica de Palhaçaria e Arteterapia (Medilhaço), da Liga Acadêmica de Pediatria (Laped), da Liga Acadêmica de Pediatria (Lapencip), da Neonatologia e Cirurgia Pediátrica da Universidade Nova Iguaçu (Unig), por meio do Grupo de Apoio Psicopedagógico e do Núcleo de Acessibilidade, de funcionários e da empresa que fornece alimentação ao Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). A festa também teve apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM).

Paciente Eloísa e seu pai, Leandro Lira. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Leandro Lira, pai da paciente Eloísa, de 3 anos e 6 meses, ficou emocionado com a comemoração. “Estamos internados há dez dias e essa festa foi uma grata surpresa para as crianças. Ver o sorriso no rosto da minha filha me deixou muito feliz. Agradeço a todos os organizadores desse evento, que tanto ajudam na recuperação dos pequenos”, celebrou. 

O voluntário Adriano Marui foi o responsável pela decoração. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A gerente-geral do Sistema de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), Laura Pontes, explicou que o tema foi planejado por toda a equipe da Brinquedoteca e a ornamentação feita pelo filho da servidora Albelina Araújo, Adriano Marui, deficiente auditivo, que realizou todo o trabalho com muito amor e dedicação. 

“Toda a festa foi preparada para as crianças que estão internadas e as que não têm condições de sair do leito, com muitos parceiros, voluntários com a intenção de trazer alegria para os pequenos”, ressaltou Laura Pontes. 

“Toda a festa foi pensada e preparada para as crianças que estão internadas”, explicou Laura Pontes, gerente-geral da SASMC Foto: Marcos Vicentti/Secom

A secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, que acompanha de perto os trabalhos de assistência social do Hospital da Criança, salientou que, sem a equipe do hospital, os parceiros e a união de todos, não seria possível realizar o evento. “Nada mais justo que trazer uma festa como essa para as crianças, que se sentem acolhidas. Olhar para a satisfação no rosto, com o sorriso delas, é satisfatório”, afirmou. 

A pediatra Ana Isabel Montero, presidente da Sociedade Acreana de Pediatria. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A pediatra Ana Isabel Montero, presidente da Sociedade Acreana de Pediatria, explicou o trabalho realizado pelos quase 80 estudantes de medicina do Estado do Acre, que levam diversão e humanização às crianças internadas.  

“Junto com o grupo de Humanização da Sasmac, realizamos esse trabalho de levar alegria para as crianças em internação do Hospital da Criança, que hoje chegam a somar cerca de 60 pacientes. Estamos muito gratos por este trabalho”, afirmou. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter