Hospital do Juruá: três anos de evolução no atendimento

Ambulatório realizou de janeiro a julho a julho 56.589 consultas em 14 especialidades

hospital_jurua_sergio_vale_01.jpg
hospital_jurua_onofre_brito_053.jpg

Bem equipado, Hospital do Juruá é referência para moradores da região, tanto do Brasil quanto dos países de fronteira (Fotos: Onofre Brito/Secom)

O Hospital do Juruá está completando três anos de atividade e solidificou sua posição como referência de uma vasta região abrangendo o Oeste acreano e o Sul do Amazonas. No período, o atendimento só fez crescer em qualidade e quantidade, tanto no atendimento ambulatorial quanto no atendimento de urgência e emergência, no setor de cirurgias e UTI, além dos laboratórios que a cada ano se superam no número de exames realizados. Os números do ano passado já estão sendo superados neste ano.

O setor ambulatorial oferece consultas em14 especialidades e de janeiro a julho deste ano realizou 46.589 consultas. No mesmo período foram feitas 3.270 internações especialmente relacionadas a clínica médica, clínica cirúrgica e clínica pediátrica. O setor onde houve maior crescimento no atendimento foi o da realização de exames. De janeiro a julho foram realizados 87.372 exames entre exames laboratoriais, tomografia computadorizada, endoscopia, radiológicos, ultrassonografia, eletrocardiograma e ecocardiograma.

O Pronto Socorro anexo ao hospital fez 46.589 atendimentos que resultaram em 25.484 casos de observação de até 24 horas. Nos meses de junho e julho aumentaram os atendimentos com inalação/nebulização, devido à fumaça resultante das queimadas. É grande a demanda por pequenas cirurgias no atendimento de emergência, atendimentos com uso de gesso, além de medicação e aplicação de curativos.

O centro cirúrgico tem quatro salas onde se realizam cirurgias em casos de fraturas de fêmur, rádio, perna, coluna, hérnia de disco, abdômen agudo, apendicite, retirada de cistos, cálculo renal e vesical, ferimentos a faca, etc. Na especialidade de ortopedia foram feitas 550 cirurgias de janeiro a julho. Até pouco tempo atrás o atendimento em ortopedia era feito somente em Rio Branco, o que resultava em gastos excessivos em passagens aéreas pelo TFD.

Referência para uma vasta região

Como informa o diretor-clínico do hospital, médico Fábio Pimentel, 45 médicos e 250 servidores – entre enfermeiros, técnicos e auxiliares – garantem o atendimento nos diversos setores. Segundo o médico, embora o atendimento abranja todas as cidades situadas no vale do Juruá acreano, o hospital recebe pacientes de pelo menos quatro cidades amazonenses: Guajará, Ipixuna, Envira e Eirunepé. "De Ipixuna temos pessoas atendidas toda semana; de Guajará tem todo dia", constata.

Para o médico Marcos Melo, diretor técnico do hospital, mesmo atendendo além de seus limites geográficos, o hospital ainda tem condições de atender a demanda, mesmo observando-se que muitas pessoas que necessitam de atenção básica e que deveriam ser atendidas nos postos de saúde municipais ainda procuram o hospital e o pronto-socorro.

Modelo de gestão inovadora

Além de sua importância para a saúde pública do Vale do Juruá, o Hospital do Juruá também representa um desafio, pois o Governo do Estado propôs um novo modelo de gestão fazendo um convênio de cooperação técnica com a Associação Nossa Senhora da Saúde, uma OSCIP formada por quatro congregações católicas, que tem à frente a Congregação das Servas de Maria. O novo modelo de gestão tem aprovação unânime por parte dos servidores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter