Gerência de Endemias alerta para correta utilização dos mosquiteiros impregnados

Produto já mostrou eficiência na redução da malária na região do Juruá

mosquiteiros_lindomar_onofre_brito_01.jpg

Mosquiteiros impregnados precisam ser lavados a cada três meses para manter eficiência (Foto: Onofre Brito/Secom)

A Gerência de Endemias de Cruzeiro do Sul está preocupada com a sub-utilização dos mosquiteiros impregnados, já que nos locais onde eles foram utilizados de forma correta ficou demonstrada sua utilidade na prevenção à malária. Os mosquiteiros têm uma particularidade: eles devem ser lavados de três em três meses, de forma a reativar o veneno impregnado em seu tecido. No mês de setembro já é tempo da segunda lavada dos mosquiteiros que foram distribuídos a partir de fevereiro e para lembrar isto aos usuários, a Gerência de Endemias está fazendo um alerta pelos meios de comunicação.

Segundo a gerente das Endemias, Simone Daniel, os agentes aplicam um questionário sobre a aceitação dos serviços do órgão e baseados nestas informações e ainda pela observação no cotidiano dos atendimentos descobriu-se que muita gente não está usando os mosquiteiros, deixando de contar com esta proteção extra contra o mosquito transmissor da malária. Em todo o Estado foram distribuídos 75 mil mosquiteiros, cabendo 40 mil ao vale do Juruá, dos quais Cruzeiro do Sul recebeu 22.373 unidades.

Depois de três meses de uso, o mosquiteiro deverá ser lavado em balde com água e um pouco de sabão, sem esfregar, devendo permanecer de molho por cinco minutos. Depois, é só enxaguar e retirar todo o sabão; secar à sombra, não espremer nem torcer e não estender em arame farpado.

Malária diminui

O número de casos de malária está diminuindo. No início do ano a média mensal estava em torno de dois mil casos. O mês de agosto deverá fechar com menos de mil casos, apesar de ser um período de muito movimento na cidade, em função da reabertura do tráfego na BR-364 e da festa do Novenário de Nossa Senhora da Glória, eventos que trazem milhares de visitantes à cidade, muitos deles de áreas de risco de malária.

A Gerência de Endemias continua também a borrifação espacial em áreas de risco. Hoje e durante mais dois dias a borrifação será realizada no bairro Aeroporto Velho, a partir das 18h30, recomendando-se cuidado a quem tranfegar na área no período de borrifação.  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter