Hospital das Clínicas investe no bem-estar do servidor

 

Além da ginástica laboral, aulas de aeróbica e hidroginástica são disponibilizadas aos servidores (Foto: Assessoria HC)

Além da ginástica laboral, aulas de aeróbica e hidroginástica são disponibilizadas aos servidores (Foto: Assessoria HC)

Desenvolvida no Hospital das Clínicas (HC) desde 2005, a ginástica laboral é uma das grandes responsáveis pelo bem-estar do servidor nos diversos setores da instituição. Três vezes por semana, durante os primeiros minutos do expediente, os funcionários fazem exercícios de relaxamento e alongamento para evitarem doenças laborais, principalmente a Lesão por Esforços Repetitivos (LER).

 

A atividade foi idealizada pela professora de educação física Eliana de Oliveira, que começou ainda como estagiária desenvolvendo a ginástica laboral com os funcionários do HC. Segundo ela, a inclusão de atividade física no dia-a-dia do servidor público reflete na qualidade de vida e também no trabalho. “Na ginástica laboral, a musculatura é fortalecida, além de possibilitar uma pausa no trabalho para o servidor relaxar, alongar e descontrair com os colegas, refletindo em tudo que ele produz”, disse.

Em 2011, com o apoio da equipe gestora encabeçada pelo superintendente Dr. Carlos Eduardo, o projeto ganhou mais visibilidade e abrangência com a contratação de estagiários, aquisição de aparelhos, instalação de uma sala para armazenamento do material e, principalmente, a inclusão de duas novas atividades físicas possíveis aos servidores: aeróbica e hidroginástica.

Novas Atividades

A professora Eliana de Oliveira realiza uma pesquisa com os funcionários sobre problemas musculares e de articulação e dessa forma faz uma triagem, encaminhando cada pessoa para a atividade mais indicada. “Todos aqueles que possuem problemas musculares, de impacto, são encaminhados para a hidroginástica que é apropriada para isso e quem não possui , faz a aeróbica”, explicou Oliveira.

A servidora Wanderléia Barbosa de Souza, do setor de fechamento de prontuários, participa da hidroginástica desde o início e reconhece os benefícios que essa atividade tem pra sua saúde e andamento do trabalho. “Por trabalhar sentada, eu sentia muitas dores nas pernas e coluna, então o alongamento da ginástica laboral é ótimo e a hidroginástica surgiu em momento oportuno, porque a gente termina o expediente e pode relaxar na piscina”, disse.

Cláudia Trancoso, também servidora do setor de fechamento de prontuários, possui duas hérnias de disco, o que a impedia de realizar movimentos simples no braço direito. “Para minha saúde tem sido nota 10, muitos movimentos eu não conseguia realizar e agora consigo. Nunca mais tive crise. Eu ainda vou começar a aeróbica, a professora Eliana está preparando um programa especial para os servidores com esse tipo de problema”, acrescentou Claúdia.

A aeróbica é realizada nas segundas, terças e quintas das 17h às 18h, no espaço do próprio HC. A hidroginástica ocorre todas as segundas e quartas-feiras com duas turmas (16h e 17h) e é realizada na piscina do Clube dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, localizado ao lado do HC, espaço cedido através da parceria entre o HC, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (SESACRE) e a administração do clube.

O projeto de ginástica laboral será expandido para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sob a coordenação da professora Eliana de Oliveira. “Uma equipe está sendo toda estruturada pela Sesacre para esse trabalho, com dois professores de educação física formados e seis estagiários”, finalizou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest