Anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Alysson Bestene, em visita ao município; obras de ampliação do hospital geral seguem dentro do cronograma
Em dois meses, o Hospital João Câncio Fernandes, de Sena Madureira, terá um recurso médico importante para atender a comunidade de moradores dos municípios de Manoel Urbano e de parte da zona rural de Boca do Acre, já no estado do Amazonas, com a implantação do programa Telemedicina oferecendo consultas médicas e ambulatoriais pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo.
No final de semana, o secretário de Estado de Saúde do Acre, Alysson Bestene, esteve na cidade para vistoriar as obras de revitalização e ampliação da unidade, para anunciar à comunidade local que o município vai ser um dos dois contemplados pelo sistema, atendendo a pelo menos 14 especialidades, da neuropediatria à cardiologia e ortopedia, com previsão para maio deste ano.
“A equipe [do Albert Einstein] tem dado resolutividade onde eles atuam no país, sobretudo nas cidades onde há déficit de médicos especialistas. E isso dará um impulso importante na forma como as pessoas serão atendidas, diminuindo a demanda reprimida na parte ambulatorial”, ressalta o secretário, demonstrando satisfação pela parceria.
A visita do secretário, ao lado do prefeito Mazinho Serafim, do secretário de Saúde de Sena Madureira, Daniel Herculano, e do diretor-geral do Hospital João Câncio Fernandes, Elves Silva, foi acompanhada de perto pela comunidade da cidade e pelo Conselho Municipal de Saúde, os principais interessados para que mudanças para melhor sejam concretizadas na pasta.
Sena Madureira é um dos municípios onde existe um apelo grande da comunidade por profissionais de especialidades como a neurologia e a pediatria, por exemplo.
Por isso mesmo, no sábado passado, a médica neuropediatra Cholen Werklaenhg esteve atendendo à demanda reprimida no município de crianças que necessitavam de cuidados. A ida da especialista faz parte da atenção da Sesacre com as famílias desses meninos e meninas.
“Estamos muito gratos pelos esforços da doutora Cholen, que com muito profissionalismo e amor por essas crianças, veio atender a todos”, pontuou Alysson Bestene.
As obras de ampliação do hospital vão custar pouco mais de R$ 6 milhões e é uma das metas da gestão do governador Gladson Cameli para 2020, a cargo da Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura.
A Telemedicina trata do uso das modernas tecnologias de informação votlasa para o fornecimento de informação e atenção médica, a pacientes e para treinamento de outros profissionais de saúde em locais distantes dos grandes centros.
Para o prefeito de Sena Madureira, a preocupação do secretário Alysson Bestene de oferecer soluções para evitar que os moradores não se desloquem para Rio Branco reflete a sensibilidade dos atuais administradores estaduais com as famílias que que precisam ser amparadas com dignidade e respeito.
“Vivemos um momento muito importante de nosso município, que é o olhar do governador Gladson Cameli para a nossa região. E agradeço ao Alysson por estar oferecendo essa condição às nossas famílias”, disse Serafim.
O secretário Estadual de Saúde e sua equipe inspecionou as dependências do hospital, percorreu a farmácia e enfermarias e se inteirou das necessidades mais urgentes do município na área.
Depois, Bestene visitou as obras de ampliação da unidade, ao lado do secretário de Estado de Infraestrutura, Ítalo Medeiros, da presidente da Agência de Negócios do Acre, Mayara Lima, do secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Victor Bonecker e do prefeito Mazinho Serafim e seus secretários.