Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul realiza cadastro de doadores de medula

Cerca de 300 pessoas já realizaram o cadastro em Cruzeiro do Sul cujo processo é bastante rápido (Foto: Cedida)
Cerca de 300 pessoas já realizaram o cadastro em Cruzeiro do Sul. O processo é bastante rápido (Foto: Cedida)

Desde o fim de agosto, o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul iniciou o cadastro de doadores de medula óssea. A iniciativa foi realizada por intermédio de uma parceria do governo do Estado com a organização não governamental (ONG) Amigos do Transplante de Medula Óssea, de Porto Velho (RO). Até agora cerca de 300 pessoas já fizeram o cadastro, e o trabalho será permanente.

Estão aptas a doar todas as pessoas saudáveis entre 18 e 55 anos. Uma pequena quantidade de sangue é retirada do doador, que terá seu nome incluído no registro nacional de doadores de medula óssea, gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Lá, as amostras serão comparadas aos dados dos pacientes que sofrem com doenças que necessitam do transplante. Se houver alguma compatibilidade, os doadores serão contatados.

O coordenador da ONG parceira, Lindberg Oliveira, esteve em Cruzeiro do Sul e visitou algumas instituições para falar da importância da doação de medula óssea.

Uma campanha de conscientização também foi realizada durante a Expoacre Juruá. Segundo a coordenadora do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, Fátima Girão, o processo é bem simples.

“A partir deste mês, estamos realizando o cadastro aqui em nossa unidade. A pessoa interessada vem até o banco de sangue e passa por uma rápida entrevista. Em seguida são coletados cinco mililitros de sangue, e ela já é liberada.  É bem rápido”, conta Fátima.

Ainda assim, embora a iniciativa seja muito importante, as chances de compatibilidade são raras – uma em cem mil. O Hemonúcleo fica na Rua Alfredo Teles, 600, no bairro Manoel Terças, telefone (68) 3322-4318.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter