Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul reforça coleta de sangue para o período carnavalesco

Município tem cerca de 2 mil doadores cadastrados

O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul vai montar uma barraca para receber doações de sangue durante todo o dia de amanhã, 28,  na Praça do Centro Cultural. Embora os estoques do núcleo estejam normais, a coleta especial visa garantir estoques para o período potencialmente crítico do carnaval. Segundo a médica infectologista Suiane Negreiros, gerente do Hemonúcleo, no Centro há um maior fluxo de pessoas e a montagem de um ponto de recolhimento pode chamar a atenção dos doadores cadastrados. No dia 6 de fevereiro, o dia especial de coleta vai acontecer em Mâncio Lima.

Suiane conta que há cerca de dois mil doadores cadastrados em Cruzeiro do Sul, mas muitos têm dificuldades para fazer a doação, seja porque o patrão não deixa sair do serviço, ou devido à dificuldade de locomoção até o hemonúcleo, entre outras razões. Assim um ponto de coleta no Centro, pode facilitar para os doadores. A expectativa segundo a médica é colher cerca de 100 bolsas (cada uma com 450 ml), o que estabilizaria a demanda durante o carnaval.

Um doador pode fazer até quatro doações por ano e apesar do grande número de cadastrados, a coleta de sangue doador ainda é menor do que a demanda: a demanda é de cerca de 170 bolsas por mês e a coleta gira em torno de 120. Por isso, o hemonúcleo busca sempre novas oportunidades para aumentar o número de cadastrados, como fez no final de 2009, quando incentivou os mototaxistas a se tornarem doadores. A atual campanha está sendo divulgada nas rádios locais e os promotores da campanha até mesmo compuseram um jingle especial.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter