Hemoacre realiza coletas de sangue no Centro de Rio Branco

“Estou muito feliz em saber que posso ajudar a salvar vidas com essa doação de sangue”, disse Raimunda Costa (Foto: Mônica Araújo/Sesacre)
“Estou muito feliz em saber que posso ajudar a salvar vidas com essa doação de sangue”, disse Raimunda Costa (Foto: Mônica Araújo/Sesacre)

Durante todo o mês de janeiro, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) estará com a unidade móvel realizando coletas de sangue na rua Quintino Bocaiúva, esquina com a Avenida Brasil, próximo a Organização Central de Atendimentos (OCA), em Rio Branco. Os atendimentos serão das 8 às 12 horas, nas quartas, quintas e sextas-feiras.

O objetivo é facilitar o acesso das pessoas interessadas em doar sangue e, assim, aumentar o estoque para atender a demanda das unidades hospitalares do Estado. Até às 10 horas desta quinta-feira, 7, 15 pessoas haviam sido atendidas, dessas, oito estavam aptas a doar.

“Para atender nossa demanda, precisamos de uma média diária de 40 doações. A unidade móvel é responsável por aproximadamente 30% das coletas mensais do Hemoacre. Com a retomada das ações itinerante, esperamos aumentar as doações e manter o banco de sangue abastecido com todos os tipos sanguíneos”, informou a técnica de enfermagem do Setor de Coleta do Hemoacre, Bruna Menezes.

Um simples ato que salva até quatro vidas

Um adulto possui em média cinco litros de sangue, podendo doar 450 mililitros (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Um adulto possui em média cinco litros de sangue, podendo doar 450 mililitros (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

A técnica de enfermagem Bruna Menezes destacou que uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes, como plaquetas, plasma e hemácias, por exemplo, que podem ser utilizados em diversos procedimentos.

“É muito importante que as pessoas estejam conscientes do valor de uma doação de sangue. A falta de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos, como o adiamento de cirurgias cardíacas, de transplantes de rim, fígado e medula óssea, entre outros procedimentos que necessitam de sangue e de plaquetas”, completou Menezes.

A secretária de consultório médico, Raimunda Antônia Costa, aproveitou a oportunidade para contribuir com a coleta de sangue. Para ela, ajudar ao próximo é prazeroso e não custa nada, principalmente quando se trata de salvar vidas.

“Resolvi doar porque vejo todo o esforço do Hemoacre para arrecadar bolsas de sangue. Minha tia está internada no Pronto Socorro e precisou de uma transfusão de sangue, e foi atendida de imediato. Não sabemos quando vamos precisar. Hoje posso ajudar quem eu não conheço, amanhã pode ser eu ou alguém da minha família que esteja precisando desse serviço”, relatou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter