Hemoacre promove workshop para valorização e sensibilização de servidores 

Uma bolsa de sangue pode salvar a vida de quatro pessoas adultas ou dez recém-nascidos. É um dos mais belos atos de amor ao próximo. Pensando em cada vez mais chamar a atenção da população sobre a doação de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) proporcionou aos funcionários da unidade uma manhã para a sensibilização e valorização desses profissionais que tanto contribuem para a saúde no Estado. 

O evento ocorreu na sexta-feira, 27. O intuito do Workshop “Construindo Solidariedade Através de Você” é trazer ainda mais humanização e sensibilizar o profissional quanto ao atendimento ao doador. 

“O maior objetivo desse evento é conseguir fidelizar um doador de sangue”

“Quanto mais eu valorizo o meu profissional, mais ele vai valorizar o outro. Então, quando eu me propus a vir, eu quero dizer assim: olha, você é tão importante que se você não existisse o processo também não existiria”, ressalta Simone Casas, mentora coaching e desenvolvedora de pessoas.

Foto: Junior Aguiar/Sesacre

Então, como eu encanto o doador de sangue?

“Quando eu o valorizo, quando eu digo para ele que é importante ele estar ali porque, se não, eu também não estaria”, disse Simone. 

Poucas pessoas sabem a importância que uma bolsa de sangue tem na vida de alguém que está sem esperança. 

“Hoje nós estamos aqui junto com os nossos funcionários e colaboradores, tendo em vista a melhoria do nosso atendimento, através da busca de um melhor acolhimento ao nosso possível doador ou doadora e que esse acolhimento seja humanizado, e que cada um que trabalha no Hemocentro, ou em toda uma rede de doação, se sinta tenham noção da importância que tem o seu papel”, enfatizou Marília Carvalho, responsável pelo núcleo de educação permanente do Hemoacre.

O doador de sangue presta um ato de solidariedade

De forma voluntária ele se desloca até ao Hemocentro e dá uma segunda chance de vida a quem pensou que seriam os últimos segundos. Um dos objetivos do evento é também ensinar técnicas de como conquistar ainda mais doadores. 

“A gente sabe que esse doador busca o hemocentro de forma voluntária, num ato de solidariedade ao próximo, então a gente tenta qualificar da melhor forma possível o nosso funcionário para que ele receba o doador com qualidade, com competência para que ali seja feito da melhor forma possível a doação, que é um ato de gratidão ao próximo”, destacou Milena Dias, gerente administrativa do Hemoacre.

Foto: Junior Aguiar/Sesacre

O doador é um voluntário

Os funcionários são capacitados para que desde a entrada do possível doador na unidade, todo o processo seja feito de forma a sensibilizar, proporcionar de forma humanitária uma experiência de solidariedade única. 

“A gente busca no momento do atendimento passar informações que consigam mexer com esse doador e que ele volte mais vezes e de fato ela seja um doador voluntário, e não um esporádico. A gente precisa de doadores voluntários, que o homem a cada dois meses esteja conosco no hemocentro e a mulher a cada três meses”, explica Milena Dias.

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