Hemoacre intensifica ações para cadastrar doadores de medula óssea

O Ministério da Saúde reduziu, por meio da portaria nº 685, publicada em 2021, a idade máxima dos doadores de medula óssea de 65 para 35 anos. A medida despertou preocupação sobre a possível baixa no número de voluntários, que já compõem a instável proporção de um doador para cada mil pacientes necessitados de transplantes.

O governo do Acre tem se mostrado sensível às campanhas fomentadas pelo Instituto Nacional do Câncer e estimulado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), ações visando o cadastramento para captação de  novos doadores.

Equipe do Hemoacre realiza ação em academia, chamando atenção do público jovem para doação de medula óssea. Foto: Odair Leal/Secom

Como parte dos esforços, esta semana uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) realiza atividades para arregimentar candidatos a doadores de medula óssea na Blue Fit Academia e também no Via Verde Shopping, em Rio Branco. O objetivo é levar a campanha a um número máximo de estabelecimentos que concentrem um público mais jovem, como faculdades, Forças Armadas e shoppings.

Os doadores de medula óssea devem estar na faixa etária de 18 a 35 anos, não ter doenças crônicas, estar munidos de documentos pessoais e apresentar contato telefônico. A coleta de 5ml de sangue é feita em segundos, para posterior encaminhamento ao laboratório de histocompatibilidade.

A coleta para cadastrar candidatos a doadores é feita em alguns segundos, para posterior encaminhamento ao laboratório de histocompatibilidade. Foto: Odair Leal/Secom

Segundo a coordenadora da Captação de Doadores do Hemoacre, enfermeira Quesia Nogueira, inicialmente a presença da equipe na academia causou estranheza, por abordar uma questão de saúde tão complexa e pouco conhecida.

A campanha para cadastramento de candidatos a doadores será levada a estabelecimentos que comumente atraem o público jovem. Foto: Odair Leal/Secom

“No primeiro dia de ação na academia, tivemos 21 cadastros, número considerado bom, levando em conta tratar-se de público jovem, e a expectativa é de que no encerramento, na terça [22], tenhamos mais adesões”, explica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter