Hemoacre faz parceria com Banco Bradesco para captação de doadores

Doadores devem apresentar a carteira de identidade e passar por uma triagem

doacao_sangue_230708__4.jpgSolidariedade não sai de férias. Este é o slogam da campanha de doação de sangue do Hemoacre, que busca aumentar a quantidade de doadores. Hoje e amanhã, 24, o ônibus de coleta está em frente ao banco Bradesco do centro, em busca de doações de sangue. O horário de doação é das 8h às 12h.

Esta é a segunda vez que o banco Bradesco convida o Hemoacre para uma campanha de sangue. A idéia surgiu em dezembro do ano passado e já entrou para o calendário de atividades da instituição. “A campanha anterior foi um grande sucesso e incentivamos funcionários, familiares e clientes a doar sangue. Este gesto pode salvar vidas”, disse Nilton Alves de Moraes, gerente geral do banco.

Na campanha passada foram coletadas 54 bolsas de sangue. Os interessados devem apresentar a carteira de identidade e passar por uma espécie de triagem, na qual medirá a pressão, os batimentos cardíacos e responderá a um questionário.

“O ato de doar sangue é importante e deve ser voluntário. Uma bolsa de sangue pode salvar uma vida, além disso, o doador acaba se cuidando, pois são feitas dezenas de exames para verificar o sangue”, explicou Joseane Amorim, da equipe de captação de doadores.

Joseane alerta que para doar é importante evitar alimentação gordurosa, como o leite e seus derivados – manteiga, queijo, requeijão.

 {xtypo_rounded2}Quais são as condições básicas para doar sangue?

·        Sentir-se bem e com saúde;

·        Apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional;

·        Ter entre 18 e 65 anos de idade;

·        Ter peso acima de 50 kg.

 Quais são as recomendações para o dia da doação?

·        Nunca doar sangue em jejum;

·        Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;

·        Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

·        Evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação;

·        Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação;

·        Interromper por 12 horas atividades como pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

 Quem não pode doar?

·        Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;

·        Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;

·        Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas;

·        Usuários de drogas;

·        Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing em locais não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 12 meses.{/xtypo_rounded2}