Doadores devem apresentar a carteira de identidade e passar por uma triagem
Solidariedade não sai de férias. Este é o slogam da campanha de doação de sangue do Hemoacre, que busca aumentar a quantidade de doadores. Hoje e amanhã, 24, o ônibus de coleta está em frente ao banco Bradesco do centro, em busca de doações de sangue. O horário de doação é das 8h às 12h.
Esta é a segunda vez que o banco Bradesco convida o Hemoacre para uma campanha de sangue. A idéia surgiu em dezembro do ano passado e já entrou para o calendário de atividades da instituição. “A campanha anterior foi um grande sucesso e incentivamos funcionários, familiares e clientes a doar sangue. Este gesto pode salvar vidas”, disse Nilton Alves de Moraes, gerente geral do banco.
Na campanha passada foram coletadas 54 bolsas de sangue. Os interessados devem apresentar a carteira de identidade e passar por uma espécie de triagem, na qual medirá a pressão, os batimentos cardíacos e responderá a um questionário.
“O ato de doar sangue é importante e deve ser voluntário. Uma bolsa de sangue pode salvar uma vida, além disso, o doador acaba se cuidando, pois são feitas dezenas de exames para verificar o sangue”, explicou Joseane Amorim, da equipe de captação de doadores.
Joseane alerta que para doar é importante evitar alimentação gordurosa, como o leite e seus derivados – manteiga, queijo, requeijão.
{xtypo_rounded2}Quais são as condições básicas para doar sangue?
· Sentir-se bem e com saúde;
· Apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional;
· Ter entre 18 e 65 anos de idade;
· Ter peso acima de 50 kg.
Quais são as recomendações para o dia da doação?
· Nunca doar sangue em jejum;
· Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
· Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
· Evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação;
· Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação;
· Interromper por 12 horas atividades como pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.
Quem não pode doar?
· Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
· Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
· Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas;
· Usuários de drogas;
· Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing em locais não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 12 meses.{/xtypo_rounded2}