Hemoacre e Humanização realizam campanha para doação de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), em parceria com a Secretaria Adjunta de Humanização, realiza, de 26 a 28 de fevereiro, campanha de doação de sangue no Calçadão – Rua Benjamin Constant –, próximo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), das 8 às 12 horas.

Durante a capitação, serão realizadas intervenções artísticas, com a equipe de sensibilização da Secretaria Adjunta de Humanização, além da mobilização de servidores para aumento de doações.

O objetivo é intensificar a coleta sanguínea na semana pré-carnaval, para aumentar e manter o estoque nas unidades de saúde, pois nesse período, é comum que as doações diminuam e a demanda aumente.

“O incentivo à solidariedade é um princípio seguido e defendido pela Secretaria Adjunta de Humanização”, afirma a chefe do Departamento de Sensibilização, Josecilia Piauhy.

O objetivo é intensificar a coleta na semana de pré-carnaval para aumentar e manter o estoque nas unidades de saúde

O doador deve:

– Levar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);

– Pesar mais de 50kg;

– Ter entre 16 e 69 anos – lembrando que dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis;

– Não estar em jejum – evite apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Cuidados pós-doação:

– Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;

– Aumentar a ingestão de líquidos;

– Não fumar por cerca de 2 horas, evitar bebidas alcóolicas por 12 horas;

– Manter o curativo no local da punção por, pelo menos, quatro horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter