Governo instala rede de distribuição de água para a Cidade do Povo

Uma adutora de distribuição de água, com 4,5 quilômetros de comprimento e 500 milímetros de espessura, é instalada no 2º Distrito de Rio Branco para fornecer água às 10.518 casas do maior projeto habitacional da história do Acre.

Equipes de trabalho no Santo Afonso avançam na instalação da adutora da Cidade do Povo ( Foto: Assessoria Depasa)
Equipes de trabalho no Santo Afonso avançam na instalação da adutora da Cidade do Povo ( Foto: Assessoria Depasa)

Para levar água até a Cidade do Povo, a rede corta os bairros Santo Afonso e Rosalinda, além do Parque Industrial de Rio Branco. A obra é executada em parceria entre a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop) e o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).

“Nós teremos aí um público flutuante de aproximadamente 60 mil pessoas naquela região. Essa distribuição será consorciada com água subterrânea, do aquífero, e superficial. Portanto, teremos em Rio Branco a primeira experiência de captação de água subterrânea”, afirmou Felismar Mesquita, diretor-presidente do Depasa.

O reservatório de água do Santo Afonso tem capacidade para armazenar cinco milhões de litros. Nesse primeiro momento, o fornecimento para a Cidade do Povo e demais bairros será feito apenas com água da Estação de Tratamento de Água (ETA), mas em breve o Aquífero Rio Branco também será utilizado.

Adutora de 500 milímetros será responsável pela distribuição de água para as 10.518 unidades habitacionais da Cidade do Povo (Foto: Assessoria Depasa)
(Governo só pode entregar casas após a conclusão das obras da rede de distribuição de água e tratamento de esgoto (Foto: Assessoria Depasa)

“Nós já temos o projeto, licitamos inclusive, estamos simplesmente aguardando a autorização da Caixa Econômica para iniciar essa obra. Temos uma área já localizada, onde será nossa fazenda de produção de água e perfurados os 17 poços para que a gente possa produzir e tratar essa água bruta para alimentar a Cidade do Povo”, disse Mesquita.

Ruas do Povo para o Santo Afonso

A próxima etapa será licitar e executar as obras de infraestrutura urbana para os Loteamentos Santo Afonso e Rosalinda. O diretor de Pavimentação do Depasa, Marcos Lourenço, garantiu que ambas as comunidades serão beneficiadas pelo Ruas do Povo.

“Já estamos com os projetos em etapa bem avançada, estaremos iniciando o processo licitatório em breve, para que no começo do verão possamos estar com máquinas iniciando o programa Ruas do Povo naquela comunidade”, disse Lourenço.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter