Hemoacre convoca seleção de doadores em prol da vida

Cada bolsa de sangue ajuda a salvar até três vidas. (Foto: Arquivo Secom)
Cada bolsa de sangue ajuda a salvar até três vidas. (Foto: Arquivo Secom)

Marque esse gol você também, doe sangue! Com esse gesto de amor ao próximo você ajudará os pacientes que estão em um hospital esperando por uma bolsa de sangue para realizar uma cirurgia ou aqueles que fazem hemodiálise.

Na quarta-feira, 11, o ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) estará na Praça Central de Plácido de Castro, das 9 às 17 horas, realizando captação de sangue.

Em Rio Branco, para incentivar a doação, o Hemoacre realiza diversas campanhas de sensibilização e conscientização ao longo do ano. O objetivo é aumentar o número de voluntários.

Marlice Aquino, gerente de captação do Hemoacre, informa que na capital os locais para doação de sangue são o Hemocentro, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2787, ao lado do teatro Plácido de Castro, e na unidade móvel (ônibus de captação de bolsas de sangue). A unidade estará todas as terças e quartas-feiras, das 8 às 12 horas, no Calçadão da Rua Benjamin Constant, no Centro de Rio Branco.

Cada bolsa de sangue ajuda a salvar até três vidas. De acordo com a gerente, após a coleta o sangue é separado em componentes, no setor de processamento. Cada elemento do sangue tem uma finalidade: os glóbulos vermelhos servem para tratar anemias; o plasma (parte líquida do sangue), para tratar hemorragias; as plaquetas servem para tratar ou evitar sangramentos e também são indicadas para quem faz quimioterapia.

Fique sabendo

Todos os dias acontecem centenas de acidentes e cirurgias que exigem transfusão, assim como portadores de hemofilia, leucemia e anemias que também precisam. Dessa forma, o sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo, de modo que a quantidade doada tem resposta imediata.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter