Helicóptero Harpia 04 completa um mês de missão no Juruá com mais de 20 resgates em municípios isolados

O compromisso de gestão de Gladson Cameli em salvar vidas durante a pandemia de Covid-19 continua. O governo do Acre vem utilizando todos os meios possíveis para garantir a assistência do Estado aos infectados pelo vírus, como é o caso do uso do helicóptero Harpia 04, que transporta, de municípios isolados, pacientes em estado grave.

Helicóptero Harpia 04 é utilizado para transportar pacientes de municípios isolados em estado grave. Fotos: Marcos Santos.

Na manhã desta terça-feira, 9, o governo transferiu, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), a paciente Sebastiana Garcia, de 74 anos, de uma unidade de saúde em Marechal Thaumaturgo, para o Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul. A idosa está com 60% dos pulmões comprometidos em decorrência da doença.

Paciente foi transferida de Marechal Thaumaturgo para o Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul. Fotos: Marcos Santos.

O comandante da aeronave Harpia 04, Alexandre Carlos Vasconcelos, explica que o Estado destacou, há cerca de um mês, a aeronave e a equipe para a região do Vale do Juruá, a fim de oferecer suporte aos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, uma vez que as pistas dos aeroportos dessas cidades estão interditadas e fica inviável o transporte dos doentes de barco para Cruzeiro do Sul. O comandante avalia a importância do trabalho neste momento de pandemia: “É uma missão que tem valido muito a pena”.

Em um mês de serviços prestados, equipe que comanda helicóptero já transferiu 25 pacientes Fotos: Marcos Santos.

Segundo Vasconcelos, em um mês de serviços prestados, a equipe já transferiu 25 pacientes, entre eles acidentados e pessoas com Covid-19. “A equipe é preparada para a remoção aeromédica. Os nossos tripulantes são capacitados para cumprir essas operações. E, geralmente, embarcam conosco um médico e um enfermeiro, quando se faz necessário”, relata.

O Harpia o4 continuará atuando na região com transporte e remoção de pacientes, realizando também fiscalizações e outros serviços.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter