HC de Rio Branco auxilia na formação de profissionais da saúde

Biblioteca da Gerência de Ensino com livros doados pelos ex-alunos (Foto: Assessoria Sesacre)

Biblioteca da Gerência de Ensino com livros doados pelos ex-alunos (Foto: Assessoria Sesacre)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com instituições de ensino, implantou, no Hospital das Clínicas de Rio Branco (HC), há 13 anos, o projeto de auxílio educacional no âmbito da saúde. A iniciativa é um apoio à criação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O Hospital-Escola, um dos nomes atribuídos ao HC, por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa, junto à Coordenação de Residência Médica (Coreme/Acre), visa dar suporte à área acadêmica com residência médica, estimular pesquisas e realizar pós-graduação. Busca, ainda, promover e realizar cursos, seminários, simpósios e outros eventos na área da saúde.

A Gerência também concede assistência ao estágio de enfermagem e vários cursos técnicos de nível médio. No ano passado, 257 estagiários, que atuam na área da saúde, foram atendidos pelo setor.

O setor é administrado pela psicóloga Rosely de Freitas. Tem um auditório, quatro salas de aula, quatro salas de apoio didático e sala de vídeo, dois laboratórios e uma biblioteca, com um vasto material teórico usado na formação dos acadêmicos e residentes.

Segundo o médico residente André Leonardo, toda a estrutura da Gerência de Ensino é fundamental para a formação dos estudantes. Ele afirma que passa muito tempo na unidade de saúde, o que não impede os acadêmicos de estudarem, pois o hospital proporciona condições para o aprendizado.

Uma parceria do Hospital com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) permitiu a formação de pós-graduandos entre mestres e doutores, em 11 programas de residência médica.

Quando são abertas vagas para residência, é lançando um edital no qual os candidatos se inscrevem e realizam uma prova. Os cursos que são financiados pelo Ministério da Educação (MEC) ou Ministério da Saúde (MS) são: anestesiologia, cancerologia clínica, cardiologia clínica, cirurgia geral, clínica médica, infectologia, medicina de família e comunidade, neonatologia, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia, pediatria e radioterapia.

Os cursos têm duração de dois a três anos. Até janeiro deste ano, foram formados 216 médicos especialistas, 106 permanecem trabalhando no estado. Segundo a assistente administrativa da Coreme, a preferência dos médicos para especialização são anestesiologia e cirurgia geral.

Daniel Barreto é médico residente e declara que encontra no curso de cirurgia geral todo o suporte necessário para um bom aprendizado e aperfeiçoamento. “Os professores são ótimos e bem instruídos, e para uma formação tão delicada é necessária uma atenção redobrada aos estudos. O Hospital das Clínicas, através da Gerência de Ensino, não tem deixado a desejar, possibilitando-nos aprender a teoria com a prática”, diz Barreto.

Todo ano é realizada no Hospital, a Jornada Científica de Residência Médica, na qual, os residentes apresentam trabalhos e pesquisas de conclusão de curso.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter