Grupo Tesc do Amazonas apresenta “As Mil e Uma Noites” no Teatro de Arena do Sesc

Versão teatral da grande obra-prima da literatura árabe traz à cena 70 personagens que serão interpretados pelos atores do elenco do Tesc. Peça será encenada neste sábado, 26, às 20 horas
 

O Teatro Experimental do Sesc de Amazonas (Tesc) apresenta neste sábado, 26, às 20 horas, o espetáculo “As Mil e Uma Noites”, no Teatro de Arena do Serviço Social do Comércio (Sesc). A versão teatral da grande obra-prima da literatura árabe traz à cena 70 personagens que serão interpretados pelos atores do elenco do Tesc.

O texto é de Márcio Souza e a direção, em conjunto com Daniel Mazzaro. O cenário e os figurinos são assinados pela premiada figurinista e cenógrafa Renata Luz, com a colaboração da artista plástica e designer Kasmin Alves.

O enredo se passa nos tempos da dinastia bassanida, quando reinava em Bagdá o sultão Shariar. Um dia, o sultão foi caçar e teve de regressar antes do tempo, flagrando sua mulher nos braços de um escravo. Matou os dois e decidiu, a partir daquele dia, casar-se com uma menina virgem e mandar executá-la ao amanhecer.

Depois de quase dois anos e com a cidade despovoada de garotas virgens, Sherazad, filha do Grão Vizir, decidiu se casar com o monarca assassino, pois tinha um plano para salvar o reino da ruína e livrar da morte as filha de Alá.

Apaixonada pelo jovem e belo sultão, Sherazad, com a cumplicidade da irmã mais nova, Duniazid, passa a narrar com grande técnica e poder de persuasão histórias que prendem a atenção do sultão, que vai protelando a execução da esposa. Ao longo de mil e uma noites, Sherazad tece as aventuras do Bobo-da-Corte do Califa Harun-Al Rachid, a história do persa e do curdo, a história de Shams-Al Nahar e muitas outras aventuras, para no final ganhar três filhos e o amor do sultão Shariar.

Oficinas

Neste domingo, 27, Márcio Souza e Daniel Mazzaro irão realizar duas oficinas voltadas para as artes cênicas no Sesc. A oficina de Introdução à Dramaturgia será ministrada por Souza, das 9 às 13 horas. Já a oficina Exercícios da Interpretação fica a cargo de Mazzaro, das 14 às 17 horas. Os interessados podem efetuar a inscrição no Sesc/Centro, no setor de Cultura.

Sobre o grupo

O Teatro Experimental do Sesc do Amazonas (Tesc) é uma entidade cultural sem fins lucrativos, patrocinada pelo Departamento Regional do Sesc do Amazonas, com sede em Manaus (AM). Fundado em 1968, o grupo logo se tornou um dos mais importantes movimentos teatrais do Brasil, encenando espetáculo em duas vertentes de pesquisa de linguagem cênica.

Serviço: Teatro de Arena do Sesc – Tel.: 3212-2815. Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada).