Após dois meses de muita dedicação, o grupo de mulheres da Vila Deracre, em Cruzeiro do Sul, encerrou na última sexta-feira, 10, o curso de salgadeira. A qualificação, ofertada pelo Serviço Nacional Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios e a Fundação Betel, foi realizada na comunidade para ampliar a participação das moradoras.
Segunda a líder do grupo, Nivana Silva, o curso supriu uma necessidade profissional do coletivo. “Algumas delas já trabalham com a produção de salgados e comercializam lanches. A proposta do curso surgiu delas, pois sentiam a necessidade em aperfeiçoar seus conhecimentos. No caso de outras, adquirir uma profissão”.
A salgadeira Valquilene Dias, 24 anos, pretende pagar a faculdade com o dinheiro das vendas. “Aprendi novas receitas no meu curso e com isso vou poder oferecer um cardápio novo no meu lanche. Assim vou atrair mais clientes e conseguir pagar a faculdade de fisioterapia que quero iniciar ainda este ano”, contou.
Henry Nogueira, secretário de Pequenos Negócios, parabenizou o empenho da turma. “Aqui, existem pessoas em busca de uma vida melhor. Mulheres guerreiras, que se dedicaram e não mediram esforços para concluir o curso. São por pessoas assim que o Estado tem investido em políticas de inclusão socioprodutiva, por meio da geração de emprego e renda”.