Grupo Condutor da Rede Cegonha avalia plano de pactuação nos municípios

Os membros do Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha realizaram na manhã desta terça-feira, 1, no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a primeira reunião ordinária para planejar o monitoramento e avaliação das ações da rede nos municípios do estado.

A reunião contou com a participação da consultora do Ministério da Saúde (MS), Marilene Gonçalves, técnicos da Sesacre, diretores de hospitais e maternidades, da rede pública e privada, representante da saúde indígena e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), entre outros.

De acordo com a coordenadora do grupo, Priscylla Aguiar, durante o encontro foram apresentadas aos participantes a execução do monitoramento das ações nos municípios , também as novas propostas para a saúde da mulher, que serão cadastradas na Rede Cegonha em 2014. Priscyla informou ainda que as sugestões serão avaliadas e aprovadas pelo Ministério da Saúde.

“As propostas para a saúde da criança já foram encaminhadas ao MS, agora falta ajustar as ações que serão desenvolvidas para assegurar a saúde da mulher, dentro das recomendações da Rede. A ideia do grupo condutor é qualificar os planos municipais e o estadual para aprovação do MS, que disponibilizará repasse financeiro para o desenvolvimento das ações”, informou Aguiar.

A Rede Cegonha foi instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011, e consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, e a criança, o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter