Governo vai investir R$ 64 milhões na produção rural do Acre neste ano

Tião Viana garante que, mesmo em um ano de crise, o estado irá investir o máximo possível no setor produtivo rural (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana garante que, mesmo em um ano de crise, o estado irá investir o máximo possível no setor produtivo rural (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana reuniu parte de sua equipe de fomento à produção rural para reforçar o projeto de aplicação de R$ 64 milhões no desenvolvimento do setor neste ano.

Com o momento de crise que assola o país, Tião Viana também planeja que haja articulações federais para que mais investimentos sejam possíveis nas cadeias produtivas do Acre. Com esse recurso, entre convênios e créditos, o governo do Estado espera chegar diretamente a mais de 10.300 famílias.

Segundo o secretário de Produção Agroflorestal e Produção Familiar, Glenilson Figueiredo, vai ser um desafio muito grande. “Parte desses recursos já está sendo alocada para ação, com maquinário, aquisição de mudas, fomento e assistência técnica em todo o Acre.”

(Foto: Pedro Devani/Secom)
Mais de mil famílias serão beneficiadas com plantio do açaí (Foto: Pedro Devani/Secom)

Só na cadeia da borracha já existem 10 planos de gestão aprovados. Serão 155 famílias beneficiadas e mais de 300 hectares receberão mudas de seringueira neste ano. A cadeia do açaí terá 240 mil mudas produzidas neste ano só em Feijó, sendo plantadas em 1.855 hectares, beneficiando mais de mil famílias, inclusive aldeias indígenas.

Já a prestação de assistência técnica deve chegar a mais de duas mil famílias em 2016, enquanto a mecanização agrícola deve beneficiar 1.500 hectares de 750 famílias. Implementos agrícolas, como unidades de referências, kits de casas de farinha e roçados sustentáveis, também serão aplicados, além da implantação de 36 Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDCs).

O deputado federal Sibá Machado esteve na apresentação e ressaltou que não vai medir esforços para conseguir novas formas de alavancar os investimentos na produção rural acreana. “Faço um reconhecimento público dos grandes investimentos que o governador Tião Viana está realizando pelo desenvolvimento do Acre. Portanto, todos os gargalos, os investimentos que têm que vir de Brasília, tudo que puder ser liberado para ajudar ainda mais, nós estamos aqui à inteira disposição”, contou.