novos projetos

Governo trabalha para agilizar liberação de recursos para obras de saneamento

O Estado do Acre possui diversas linhas de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que foram destravadas este ano. A garantia dos recursos é resultado de grande esforço da gestão Gladson Cameli em organizar as contas públicas e criar mecanismos para execução de novos projetos. A ampliação e melhorias do sistema de água e saneamento é uma das prioridades. O valor total de investimento soma R$ 250 milhões.

Dentre as ações a serem executadas estão as retomadas das obras de saneamento integrado nos bairros da capital, modernização e ampliação da ETA II, aquisição de bombas para atendimento da captação de Rio Branco, em caráter emergencial.

Transformar recursos em benefícios para a população é prioridade Foto: Assessoria Depasa

“O Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e a Secretaria de Planejamento e Gestão unem esforço para agilizar a liberação dos recursos.  O Depasa, hoje, tem muitos recursos que precisa transformar em benefícios para a população. Há obras para licitar, outras que precisamos terminar, colocamos isso como prioridade nossa para que possamos gerar emprego, para que o dinheiro possa circular aqui.  Precisamos agilizar para levar esses benefícios à população”, destacou o diretor-presidente do Depasa, Tião Fonseca, em reunião com o secretário de Planejamento e Administração, Ricardo Brandão, na segunda-feira, 30.

A equipe da Seplag fará, agora, o mapeamento dos recursos já captados e disponíveis para avaliar as opções para garantir a celeridade na retomada das obras iniciadas e para o início de obras a serem executadas.

“A partir disso vamos buscar  a solução para utilizar o recurso captado e fazer com que esses recursos se traduzam em  resultados e solução para a população acreana, uma vez que uma das pautas do governo federal é o investimento em saneamento básico para a população brasileira. E é com esse olhar que a Secretaria de Planejamento, em parceria com o Depasa, irá conduzir com responsabilidade o emprego desses recursos, com transparência e observância dos princípios legais”, pontuou o secretário de Administração e Planejamento, Ricardo Brandão.