Dezoito municípios do Estado terão prioridade emergencial na primeira etapa
Com a chegada do verão amazônico, o governo do Estado se prepara para uma nova ação de trabalho para melhorar a qualidade de vida e econômica da população rural. É o programa de pavimentação de ramais, que será lançado na primeira quinzena de maio. Sua primeira etapa, de caráter emergencial, atenderá 18 municípios em todo o Acre, numa parceria do governo estadual com as prefeituras municipais.
O governador Tião Viana esteve reunido com Lourival Marques, secretário de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar; Mauro Ribeiro, secretário de Estado de Agropecuária; e Marcus Alexandre, diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura (Deracre). Durante o encontro, foram definidas as prioridades do programa, que se inicia ainda este mês e vai focar primeiramente pontos críticos, necessários ao escoamento da produção rural e do acesso ao bem-estar social.
Ainda neste primeiro momento, acontecerão reuniões com todos os prefeitos dos municípios e o governo do Estado. Também serão convidados para esse diálogo inicial representantes do movimento social, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e sindicatos rurais. Marcus Alexandre explica que, ao todo, 24 frentes de serviço vão atuar nessa primeira etapa – quatro na capital -, com as operações se iniciando até o próximo dia 15.
Na segunda etapa, a prioridade serão os ramais de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O governador Tião Viana tem mantido um grande diálogo com o escritório nacionaldo Incra, em Brasília. Assim, a etapa de pavimentação dos ramais de assentamentos terá o apoio do próprio órgão.