Para o Banco Mundial, Acre é uma vitrine do desenvolvimento sustentável

Equipe de diretores da instituição visita o Estado para conhecer projetos econômicos e sociais

visita_banco_mundial_angela_peres_07.jpg
visita_banco_mundial_angela_peres_11.jpg
visita_banco_mundial_angela_peres_14.jpg

A comitiva do Banco Mundial, formada por quatro de seus diretores, chegou ao Acre no domingo para conhecer o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (Foto: Angela Peres/Secom)

O Banco Mundial é uma fonte vital de assistência técnica e financeira para países em desenvolvimento ao redor do mundo, ajudando-os a reduzir a pobreza através de projetos em diversas áreas sociais e de infraestrutura. É um dos maiores parceiros do desenvolvimento do Acre. O Estado recebe neste semana uma comitiva de diretores da instituição numa visita de cordialidade, para conhecer a região e o modelo de desenvolvimento sustentável, visando principalmente novas parcerias.

“O Banco Mundial é um dos principais parceiros do governo do Acre. Nós já temos um projeto em execução, o ProAcre, e agora estamos recebendo seus diretores executivos que vieram conhecer o Acre e estabelecer novas parcerias”, conta Márcio Veríssimo, secretário de Estado de Planejamento. Ainda segundo Veríssimo, o Acre faz parte de uma agenda especial do Banco Mundial, passando apenas pelo Estado e o Rio de Janeiro.

A comitiva do Banco Mundial, formada por quatro de seus diretores, chegou ao Acre entre domingo e a madrugada de segunda-feira. Já na manhã dessa segunda-feira, 2, a comitiva acompanhada de representantes do governo estadual se dirigiu para a cidade de Xapuri. Lá, acompanhados pela Secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Ilmara Lima, eles visitaram o Centro de Memória Chico Mendes e a Casa do Seringueiro, que é o símbolo da luta dos povos da floresta.

O Centro de Memória é o espaço destinado aos prêmios recebidos por Chico Mendes em vida e homenagens após sua morte. O entorno da casa de Chico Mendes, onde ele foi assassinado, passou por obras de revitalização. A rua também conta com a Casa de Leitura Chico Mendes, a Casa do Seringueiro e um espaço de artesanato, além de um café. O encontro com a secretária Ilmara também resultou numa conversa sobre os planos de fortalecimento do turismo no Acre.

Após essa visita turística, o grupo foi à fábrica de camisinhas Natex, em Xapuri. Em visita guiada por Dirlei Bersch, gerente geral da Natex, o grupo conheceu toda a fábrica, seu processo de produção e a importância dela para a cidade de Xapuri, além de fortalecer o mercado de extração do látex, matéria prima das camisinhas. A fábrica, que trabalha de domingo a domingo, produz 300 mil caminhas por dia, 100 milhões por ano, e agora terá sua produção dobrada, resultado numa nova parceria entre governo estadual e federal, além passar a produção comercial.

Imediatamente, a comitiva se dirigiu às instalações do Complexo Florestal Industrial, onde são produzidos pisos e decks de madeira certificada. O secretário Adjunto de Floresta, Carlos Ovídio, apresentou todas as instalações e explicou o funcionamento da indústria, além de informar que 96% da madeira comercializada no Acre vêm do manejo florestal, agregando 600 manejadores comunitários.

Fortalecer e inovar

Essas visitas serviram para apresentar o modelo econômico que o Acre vem tomando. O Banco Mundial é  um dos principais parceiros na construção desse modelo e tem total interesse em acompanhar, ajudar e aprender com o que acontece no estado junto ao desenvolvimento sustentável. “É uma visita que levanta conhecimento e o que o banco está fazendo e trazendo ao país, além do que o próprio Brasil pode trazer ao mundo, principalmente em plantaforma de desenvolvimento”, conta Rogério Studart, diretor executivo do Banco Mundial. “O Acre representa uma grande plataforma de conhecimento. O que esta acontecendo no Estado em termos de desenvolvimento social é um exemplo para todo o mundo e eu tenho certeza de que isso vai gerar muitas parcerias para o futuro.”

visita_banco_mundial_foto_angela_peres_17.jpg

O Grupo do BID conheceu espaços importantes de Xapuri, como fábrica de camisinhas e a fábrica de tacos (Foto: Angela Peres/Secom)

O Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (ProAcre) atua em várias frentes,  principalmente em saúde, educação e produção. As atividades do projeto estão organizadas de acordo com o tipo de ação: provisão de serviços básicos, segurança alimentar e ampliação e modernização dos serviços para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e fortalecimento institucional. Adriana Moreira, especialista sênior em meio ambiente, fala que “o ProAcre é uma ampla parceria entre o Banco Mundial e o governo do Acre, um programa inovador multisetorial que está sendo muito bem implantado. Nós do banco estamos agora fazendo uma visita e usando o Acre como uma vitrine para mostrar que o desenvolvimento sustentável com inclusão social é uma realidade possível de ser alcançada.

O grupo do Banco Mundial permanece no Estado até essa terça-feira, 3, quando tem uma agenda com o governador Tião Viana.