Governo reúne produtores de Acrelândia para anunciar melhorias

Reunião foi realizada na quinta (Foto: Rayele Oliveira)
Reunião foi realizada na quinta (Foto: Rayele Oliveira)

A fim de discutir projetos que serão desenvolvidos junto aos produtores de Acrelândia, o gestor da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Henry Nogueira, reuniu-se na quinta-feira, 12, com alguns moradores na Câmara de Vereadores do município.

Articulada pela SEPN, a reunião teve a participação do gerente do Banco do Brasil em Acrelândia, Osvaldo da Silva Souza, que apresentou aos moradores que investem na agricultura familiar as áreas de crédito disponíveis para movimentar a economia local.

Além do microcrédito, outras duas pautas foram tratadas: as feiras de economia solidária que o governo quer implantar no município e a possibilidade de beneficiar com equipamentos os produtores que comercializam no mercado municipal. Para isso, será feito o cadastro prévio de produtores.

Gerci é um dos maiores produtores de banana da região (Foto: Rayele Oliveira)
Gerci é um dos maiores produtores de banana da região (Foto: Rayele Oliveira)

“O governo propôs o encontro para ouvir as necessidades de todos, uma vez que Acrelândia tem essa marca forte da produção familiar. E o papel da secretaria é apoiar tanto a área urbana quanto a rural, nos aspectos de comercialização de produtos para movimentação da economia. Em todo o estado, já foram gerados 16 mil postos de trabalho com pequenos negócios até o momento”, destacou Nogueira.

Moradores, produtores e representantes de associações estiveram presentes. Gerci de Souza, presidente da Associação do Ramal Campo Novo, tem uma das maiores plantações de banana da região e a maior parte da produção é comercializada fora do estado. Ele solicitou que algo seja feito para que não haja desperdício de nenhuma parte do produto.

“Vamos estudar um projeto que se aplique à necessidade da região, a fim de que os produtores possam utilizar a banana também para outros fins, como a produção de doces”, disse o secretário. Gerci declarou: “Esta é uma ótima ideia e que, com certeza, vai estimular a comunidade”.