Conservando a natureza

Governo repassa quase R$ 500 mil para famílias produtoras sustentáveis de Manoel Urbano

A ação faz parte do programa de Certificação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), que apoia famílias rurais a desenvolverem suas produções de forma sustentável, sem desmatar.

São 450 famílias produtoras beneficiadas só em Manoel Urbano no programa que incentiva a produção sem desmatar (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“E por que eles estão recebendo esse bônus? Porque essas famílias querem crescer, se desenvolver, produzir e colher, mas preservando a natureza. Manoel Urbano já tem uma produção de bananas que envia carretas para Cuiabá. E agora queremos trazer mais 100 tanques de piscicultura para fortalecer as famílias produtoras daqui”, disse Tião Viana.

Ainda durante a solenidade, o governador também anunciou que irá fornecer para a prefeitura do município, 13 mil litros de óleo diesel, 700 milheiros de tijolos e recursos para a manutenção de máquinas pesadas que irão contribuir com a recuperação e abertura de ramais de Manoel Urbano.

Produção que cresce

Francisco Adriano, de 72 anos, produz em sua terra mesmo com a idade avançada e comemora a ajuda que o bônus proporcionará (Foto: Sérgio Vale/Secom)

De uma produção irrisória na agricultura familiar, Manoel Urbano registrou só na safra 2015/2016, por meio de investimentos do governo, uma colheita de 68 toneladas de café, 55 toneladas de açaí nativo, além da impressionante marca de 60 toneladas de banana por mês.

Aos 72 anos, o produtor Francisco Adriano recebe com muita felicidade o bônus que irá tanto lhe ajudar. “É com muita satisfação que recebo esse valor das mãos do governador que tem essa visão pelo povo. Tô produzindo na minha terra, mas nessa idade, todo apoio é bem vindo”.

À frente da Seaprof, o Secretário Neto Thaumaturgo reforça: “É um momento de celebração. Porque significa que nossos produtores estão aderindo as práticas com sustentabilidade. Eles firmaram esse compromisso, cumpriram e agora estão recebendo o bônus”.

Fortalecimento

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manoel Urbano, Marta Aguiar, o repasse é um diferencial num momento de crise que o país passa. “Quem defende a nossa floresta são os trabalhadores. E apostamos que o governo vai continuar investindo nessas famílias produtoras que colocam o alimento em nossas mesas”.

O deputado estadual Lourival Marques, grande defensor da produção do Acre, completa: “Desde 2011, na gestão de Tião Viana, que nós trabalhamos com prioridade o setor produtivo. E Manoel Urbano é um exemplo, uma cidade que antes não tinha nem tratores para a produção e hoje entregamos bônus em dinheiro para os produtores plantarem e produzirem sem desmatar”.