Governo reinaugura o circuito de arvorismo em Xapuri

O arvorismo do Seringal Cachoeira possui mais de 600 metros de um percurso desafiador e é o maior da Amazônia (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Circuito de Aventura Chico Mendes, junto ao Seringal Cachoeira, em Xapuri, tem o maior percurso de arvorismo da Amazônia e foi reinaugurado nesta quinta-feira, 22. O governador Tião Viana e convidados puderam atravessar todo o ciclo, após um investimento de mais de R$ 80 mil pelo governo do Estado para a recuperação do espaço.

Inaugurado há cinco anos, o local possui 623 metros de perímetro, com 16 desafios, que exigem um pouco de resistência física, determinação e muita garra dos participantes.

É a quarta vez que o governador Tião Viana faz o desafio radical de fazer a travessia entre as árvores. Para ele, a experiência é gratificante por envolver a aventura junto à contemplação da natureza.

“Isso é emoção viva e adrenalina pura. Fazemos aventura conservando a natureza, com esse exemplo que é o arvorismo, um projeto que o governo fez com muito carinho para as pessoas usarem junto à pousada do Seringal Cachoeira. Aqui se desenvolve o foco, a autoestima, a confiança e a capacidade de superação”, disse o governador.

Inclusão

O arvorismo foi a primeira das três etapas do processo de reforma e ampliação do circuito. Em fevereiro será realizada a entrega da área contemplativa, que permitirá a participação de deficientes físicos, e a mudança da tirolesa de lugar, para funcionar sobre o lago próximo à pousada.

A secretária de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, reforça: “O espaço atravessou uma reforma para dar a segurança necessária a todos os visitantes e ainda vamos ter sua ampliação no próximo ano, com uma área dedicada a cadeirantes, para que eles possam contemplar as árvores, além daqueles que querem apenas olhar a natureza do alto, sem se aventurar tanto”.

O deputado federal Leo de Brito foi um dos que completou o circuito em sua reinauguração. Para ele, que sofre de medo de altura, a experiência foi de superação. “Fiz o desafio, mas o que importa mesmo é investimento aqui no Seringal Cachoeira, um lugar onde Chico Mendes viveu, nessa modalidade do turismo de aventura que é moda no país todo”.

Quem se interessar em praticar o arvorismo, pode marcar antecipadamente ou obter mais informações pelo contato da pousada: (068) 99947-8399. O preço por pessoa é de R$ 100.