O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), reativou o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) em Cruzeiro do Sul nesta terça-feira, 16. A reunião foi realizada na sede do Centro de Comando e Controle Estadual (Cicce) do Vale do Juruá e participaram da cerimônia representantes das forças de segurança local, e instituições integrantes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal.
A reativação aconteceu por meio da publicação da portaria no Diário Oficial do Estado do Acre, que nivela a política de polícia comunitária a estratégias de segurança e defesa social ao programa “Acre pela vida”, desenvolvido pela Sejusp.
O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, explica que o Conseg é um espaço no qual a comunidade e o Estado podem se reunir e pensar em estratégias de enfrentamento aos problemas de segurança.
“Nosso objetivo é integrar a comunidade com as autoridades policias, cooperando com as ações e estratégicas integradas de segurança pública, que resultam na melhoria da qualidade de vida da população e na valorização dos integrantes dos órgãos de segurança’’, destacou.
Dulcineia Azevedo, que faz parte da equipe de articulação de reativação do Conseg, diz que essa ação fortalece o trabalho da Segurança Pública. “A reabertura desse diálogo não só com a sociedade, mas com os prefeitos, é muito importante para que a segurança avance. Na primeira gestão foi priorizado o profissional, foi priorizada a estrutura e a reestruturação das polícias, valorização do profissional. Então, esse é o momento de trazer o cidadão para perto. É uma determinação de governo, através do programa Acre Pela Vida, que a gente restabeleça esse diálogo com a sociedade e que o cidadão tenha de fato uma participação ativa dentro da segurança”, disse.
Para o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, é importante a ativação de um conselho, pois aproxima a sociedade das tomadas de decisões. “Todo conselho é sempre bem-vindo para a instituição ou para o município. Quero parabenizar aqui o governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, por estar trazendo a comunidade para tomar decisões junto com a equipe de segurança. A gente tem alguns investimentos importantes aqui na área da segurança. Essa tem sido uma semana decisiva também para que se possa debater a questão de segurança em Cruzeiro do Sul, culminando inclusive com a audiência pública que vai ocorrer na sexta-feira”, destacou.