Governo realiza seminário sobre educação prisional em Cruzeiro do Sul

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino e da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, em parceria com o Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, realizaram nos dias 1 e 2, o Seminário Estadual de EJA: O Desafio da Educação nas Prisões, com finalidade nortear e fortalecer as ações da EJA em parceria com os órgãos partícipes no processo de ensino e aprendizagem voltado ao público privado de liberdade. A atividade aconteceu no auditório da Escola Flodoardo Cabral.

Plateia do Seminário Estadual de EJA: O Desafio da Educação nas Prisões. Foto: Onofre Brito

A garantia de acesso à elevação da escolaridade, a formação inicial e continuada dos professores, a educação profissional articulada à modalidade de EJA e o Plano Estadual de Educação em Prisões foram pautas abordadas no seminário, contribuindo para a capacitação dos profissionais de EJA que atuam nas unidades prisionais do Estado. 

A chefe da Divisão de EJA, Jeane Aguiar, falou sobre a importância da atenção com a educação prisional e dos benefícios alcançados.

“Debater a temática da educação prisional é cuidar da nossa sociedade, pois a educação tem se mostrado, através de estudos, como um dos fatores que mais contribui para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. E o seminário vem para trazer mais avanços na educação prisional, e o que nós queremos é que as pessoas, após cumprirem suas penas, retornem para o convívio social com outras oportunidades”, destacou.

Chefe da Divisão de EJA, Jeane Aguiar. Foto: Onofre Brito

A realização do seminário em Cruzeiro do Sul tem o objetivo de atender os profissionais da educação e das instituições envolvidas na educação prisional do Vale do Juruá, visto que a primeira etapa do evento aconteceu na cidade de Rio Branco.

A coordenadora do Núcleo, Ruth Bernadino, salientou a importância de receber a atividade, como oportunidade de ampliar os bons resultados que estão sendo alçados.

“A educação prisional em Cruzeiro do Sul tem se destacado. Esse ano nós tivemos seis pessoas privadas de liberdade que passaram no Enem e uma aprovada para curso técnico. É uma alegria ver esses resultados, pois não é fácil trabalhar nas unidades prisionais, mas nós acreditamos que a educação transforma”, comentou Bernadino.

Coordenadora do Núcleo de educação de cruzeiro do Sul, Ruth Bernadino, em seu momento de fala. Foto: Onofre Brito

A programação contou com palestras realizadas pela  juíza da Vara de Execução Penal e Medidas Alternativas, Andréa da Silva Brito, e do professor Carlos Rodrigo Dias, coordenador de Educação, Cultura e Esportes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

A apresentação do Plano Estadual de Educação em Prisões foi realizada pela Professora Maria Renilda Silva da Costa, coordenadora do Núcleo Pedagógico de Medidas Socioeducativas/Prisional, e pela Professora Margarete da Frota Santos, chefe da Divisão de Educação Prisional do Iapen.

Os grupos de trabalho para discussão e apresentação de propostas para o Plano Estadual contou com a participação de servidores da SEE, do Iapen, de outras instituições e da sociedade civil. O resultado do trabalho nos grupos foi apresentado ao plenário.

Evento também se destacou por trazer diversas atrações culturais Foto: Cedida.

O evento também se destacou por trazer diversas atrações culturais ao longo de sua programação. O Conservatório de Música do Vale do Juruá realizou apresentação do coral, apresentações solos e instrumentais. A Banda Swing da Mata trouxe a dança com temática amazônica, com as dançarinas Thalia Júlia e Talita Maciel. Os artistas Anailton Salgado e Ademir Maciel apresentaram “A Saga do Canoeiro”. A Biblioteca Padre Trindade ofereceu a contação da história “O casamento do Boitatá com a Mula sem Cabeça”, com a personagem Jarina do Acre, interpretado pela atriz Maria José. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter