O governo Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realiza no período de 3 a 7 de abril, em Rio Branco, a oficina Estratégias de Implementação da Política de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), nas redes de saúde do estado.
A ação é idealizada pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) e tem como objetivo definir estratégias de fortalecimento, qualificação, integralidade no cuidado da saúde do trabalhador e da trabalhadora para os técnicos de referência das três regionais de saúde do Acre.
A oficina adota a metodologia participativa, com debates e grupos de trabalho, no intuito de aprofundar as discussões e particularidades que são características de cada região.
A Visat tem como objeto a relação da saúde com o ambiente, e os processos de trabalho cujas práticas se desenvolvem com a participação e o conhecimento dos trabalhadores. Sua política definiu prioridades indispensáveis para seu campo de atuação, tais como:
– A criação de referências técnicas nos municípios;
– Processos de capacitação das equipes técnicas;
– Fiscalização sanitária nos ambientes de trabalho;
– Monitoramentos dos agravos e doenças relacionadas ao trabalho e
– A articulação com o controle social local.
Por meio dessas perspectivas pretende-se também obter, como produto da oficina, uma matriz de planejamento das ações prioritárias de Visat, para serem executadas em cada município participante, com avaliação e monitoramento quadrimestral.