Governo realiza levantamento da produção de mel no Juruá

Equipe da Seaprof responsável pelo levantamento se mostrou impressionada com a qualidade do mel produzido na região do Juruá (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Equipe da Seaprof se mostrou impressionada com a qualidade do mel produzido na região do Juruá (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), está realizando o mais completo diagnóstico já realizado no Acre sobre a produção de mel em todo o estado.

O levantamento que já foi realizado em Tarauacá e Feijó chega agora ao Vale do Juruá. Uma equipe de quatro profissionais encontra-se atualmente visitando os produtores que trabalham com a meliponicultura, que é a produção de mel que vem da criação de abelhas sem ferrão, em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Durante as visitas técnicas aos produtores rurais criadores de abelhas, a equipe da Seaprof faz o monitoramento das colmeias, como explica o especialista em criação de abelhas, João Paulo Colombo. “Nosso objetivo com essas visitas é auxiliar os produtores em todas as fases da produção. Então fazemos a incubação, a divisão das colmeias, mostramos como retirar o mel. Aproveitamos para corrigir as falhas que verificamos. Uma das principais preocupações é proteger contra as formigas, que expulsam as abelhas das colmeias”, explica.

Qualidade do mel no Juruá impressiona

Levantamento da produção do mel vai nortear as políticas de investimentos para fortalecer a cadeia produtiva do mel no Acre (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Levantamento da produção do mel vai nortear as políticas de investimentos para fortalecer a cadeia produtiva do mel no Acre (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Em uma visita técnica a uma propriedade na zona rural de Mâncio Lima os servidores da Seaprof se espantaram com a produtividade e com a qualidade do mel produzido na região. “A produção de Mâncio Lima e Rodrigues Alves é excepcional. Os produtores são muito dedicados e atentos. O que faltava aqui era orientação técnica”, destaca Mário Sérgio Pereira, integrante da equipe da cadeia produtiva do mel da Seaprof.

Só em Rodrigues Alves e Mâncio Lima cerca de 280 criadores de abelhas serão visitados.

O relatório da produção de mel no estado, depois de pronto, vai servir como base para fortalecer ainda mais essa atividade no Acre.

O mercado para os produtores rurais que trabalham com a produção de mel está em expansão. A Acremel (Cooperativa dos Criadores de Abelhas do Estado) tem a intenção de comprar a maior parte do que é produzido. O outro reforço vem do governo que pretende colocar o mel na merenda da rede pública de ensino a partir do ano que vem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter