Governo realiza Fóruns Comunitários de Segurança Pública no interior do estado

O Fórum objetiva manter a integração com a segurança pública dos municípios (Foto: Assessoria Sesp)

O Fórum objetiva manter a integração com a segurança pública dos municípios (Foto: Assessoria Sesp)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), realizará, durante esta semana, reuniões dos Fóruns Comunitários de Segurança Pública em Tarauacá, Manoel Urbano e na capital Rio Branco. Na ocasião, serão eleitos novos coordenadores.

O titular da Sesp, Ildor Reni Graebner, irá dirigir os encontros no interior do estado, que têm como objetivo manter a integração. “Nós vamos fazer uma avaliação integrada do sistema de segurança pública sobre todos os trabalhos de reforço das últimas semanas, para uma possível adequação. Alguns resultados já estão surgindo e iremos continuar esse trabalho de saturação e de fortalecimento de todas as ações”, destaca.

A assessora Técnica da Sesp, Susie Lamas, aponta a efetividade dos Fóruns Comunitários de Segurança Pública desde que foram instalados em 2011. “Eles são ambientes permanentes de discussão, onde a sociedade, representada por seus coordenadores eleitos, discute e colabora com os coordenadores para orientar a política de segurança. Por isso, temos organizado capacitações para os membros eleitos dos Fóruns, no sentido de melhor qualificar a atuação deles”, assegura.

Ainda de acordo com Susie Lamas, o governo do Estado propôs que o Plano de Metas da Segurança fosse acompanhado pela sociedade e pelos órgãos de governo, tornando possível a revisão do documento pela própria sociedade. Dessa forma, propor à Governança Colegiada, nos seus três níveis, iniciativas de responsabilidade dos órgãos de segurança no município.

Agenda – Nesta terça-feira, 1º de outubro, o Fórum será sediado em Tarauacá, às 17h, na Câmara Municipal, com lideranças comunitárias e coordenadores de segurança da região. Na quarta-feira, 2, o evento será levado para Manoel Urbano, também na Câmara Municipal.

Em Rio Branco, a reunião será realizada nesta terça-feira, 1º, no bairro Recanto dos Buritis, e na quinta-feira, 3, na região da Baixada da Sobral.

Histórico – Em setembro deste ano, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul sediaram os Fóruns. Em Rio Branco, as reuniões foram realizadas no Bairro 15, Nova Esperança, Conjunto Bela Vista, Castelo Branco, Esperança I e II, Habitar Brasil, Doca Furtado, Jardim Europa, Jardim de Alah, Macarenhas de Morais, Betel I e II, Novo Horizonte, Residencial José Furtado e Abrãao Alab.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter