Governo realiza formação de Agentes Comunitários de Saúde em Tarauacá

Conclusão de curso dos Agentes Comunitários de Saúde de Tarauacá (Foto: Tamara Smoly)

Conclusão de curso dos Agentes Comunitários de Saúde de Tarauacá (Foto: Tamara Smoly)

Nesta quarta-feira, 5, o governo do Estado certificou 36 Agentes Comunitários de Saúde em Tarauacá. Os cursistas são servidores do SUS que atuavam sem a devida formação. Hoje o município recebe esses profissionais após um período necessário de estudos teóricos e práticos. A formação ocorreu por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.

A certificação foi realizada pelo o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, a coordenadora da Escola de Saúde, Anna Abreu, com apresença da coordenadora do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação de Tarauacá, Francisca Aragão e autoridades locais.

Formação de Agentes Comunitários de Saúde em Tarauacá (Foto: Tamra Smoly)

Formação de Agentes Comunitários de Saúde em Tarauacá (Foto: Tamra Smoly)

A oferta de cursos é uma ação do governo federal e do Estado Acre, por solicitação do Ministério da Saúde com as parcerias da Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE) e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

O governo do Acre já qualificou mais de 1.600 profissionais da área da saúde, abrangendo as zonas urbana e rural, e etnias indígenas com a formação de Agentes Indígenas de Saúde.

A qualificação tem trazido muitos benefícios às comunidades atendidas pelos Agentes, que garantem um melhor acompanhamento às grávidas, às crianças menores de 2 anos, aos hipertensos e idosos. Eles trabalham na prevenção de doenças e encaminhamento das famílias às unidades de saúde. Um serviço essencial para os municípios.

Estão previstas para Tarauacá 900 novas vagas de formação profissional nas áreas da saúde, e do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, ainda para 2013.

Dona Francisca Aragão, destaca: “estamos felizes com a formação dos Agentes Comunitários de Saúde, que para o Município é uma grande conquista”.

Para Anísio da Siva, formando em ACS, “o curso foi excelente para melhorar minhas práticas no atendimento às 42 famílias da zona rural de Tarauacá, onde moro. Agora me sinto seguro e mais confiante para fazer meu trabalho, e isso agradeço ao governo do Estado que continua investindo na gente”.

O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, que tem acompanhado todas as formaturas e certificações no Estado, parabeniza a todos pela formação e diz: “é com orgulho que o governo do Acre atua na valorização do servidor, que irá oferecer um melhor serviço de saúde para a sociedade. Levar respeito, atenção e paciência são alguns dos desafios que vocês têm pela frente”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter