A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realiza nesta sexta-feira, 15, a partir das 15 horas, em Rio Branco, o dia “D” do enfrentamento ao Aedes aegypti, em parceira com a Secretaria Adjunta de Pessoas e Humanização. Todos os profissionais que atuam na área serão convocados a participar da campanha, bem como a comunidade em geral.
Segundo a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Eliane Costa, esta é a primeira vez que será realizado o dia “D” da Sesacre. “A ideia é que secretaria atue como mobilizadora no alerta à sociedade sobre a gravidade das doenças transmitidas pelo mosquito”, diz.
A secretária-adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, Marize Lucena, esclarece que os profissionais da saúde atuam como multiplicadores, orientando a sociedade sobre a importância da responsabilidade de cada cidadão.
Prevenção é a melhor opção
Maria Aparecida Silveira, gerente da Divisão de Prevenção e Promoção de Saúde, destaca a importância de a população aderir à campanha, visto que a prática de cuidados básicos é a principal ferramenta de prevenção.
“Atitudes como esvaziar os objetos que contém água parada, tampar caixas d’agua ou qualquer reservatório, limpar calhas, recolher lixos e entulhos que possam surgir focos do mosquito, são as melhores formas de se proteger”, observa Maria Aparecida.