Governo realiza atividades inclusivas em Manoel Urbano

As oficinas de formação continuadas serão realizadas até o fim do ano (Foto: Cedida)
As oficinas de formação continuadas serão realizadas até o fim do ano (Foto: Cedida)

Dando continuidade ao trabalho intersetorial do governo do Estado junto às famílias de pessoas com deficiência de Manoel Urbano, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) realizaram recentemente atividades para inserção educacional de crianças e adolescentes com deficiência na rede regular de ensino.

Entre as atividades desenvolvidas, foram realizadas oficinas e palestras para as famílias e professores das redes municipal e estadual.

Segundo a secretária adjunta da Seds, Regina Lino, a oficina tem o objetivo de esclarecer e levar conhecimentos, por meio de atividades pedagógicas, dos diretos e deveres que as pessoas com deficiência possuem. “No futuro, isso fará a diferença na vida dessas famílias”, destacou.

Um segundo momento foi dispensado para conversas sobre a política de educação especial. Na oportunidade, a SEE assumiu o compromisso com a comunidade escolar de dar continuidade à formação continuada sobre o assunto por meio de palestras, cursos e oficinas, envolvendo família e escola. As formações serão realizadas até o fim do ano.

Ação paralela também foi realizada pela equipe técnica da Seds, que aplicou um questionário visando a identificação do perfil socioeconômico das famílias que possuem algum membro com deficiência já detectada.

A iniciativa tem como foco levantar a situação de atendimento e acesso à saúde, à educação, à assistência social, à ocupação e à renda dessas famílias.

“Esse levantamento servirá de base para um projeto de atendimento intersetorial do governo, prefeitura, setor privado e comunidade junto às famílias”, salientou Regina Lino.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter