Governo realiza ação de vacinação em Rio Branco destinada às pessoas com deficiência

Levando a vacinação para mais próximo da população, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a prefeitura de Rio Branco, realiza neste sábado e domingo, 4 e 5, uma ação de vacinação destinada às pessoas com deficiência.

No domingo, 5, a vacinação acontecerá somente no Crie, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 595 – centro, próximo ao INSS, de 8h às 17h. Foto: Odair Leal/Sesacre

A atividade ocorre, simultaneamente, no Terminal Urbano e no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), em Rio Branco. Colaborando com a ação, a equipe do Programa Melhor em Casa também realiza a imunização dos pacientes impossibilitados de deslocamento, em domicílio.

Programa Melhor em Casa, também, realiza a imunização dos pacientes impossibilitados de deslocamento, em domicílio. Foto: Odair Leal/Sesacre

De acordo com a coordenadora estadual da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, Soron Steiner, o objetivo da campanha, que é realizada em conjunto com o Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), é aumentar o índice da cobertura vacinal no estado.

“Pensando na pessoa com deficiência, como um público mais suscetível, nós resolvemos enfatizar e aproveitar o cronograma do Ministério da Saúde, com a liberação da vacina bivalente contra a covid-19. Estamos disponibilizando todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Então, o cidadão que estiver com alguma vacina pendente, pode procurar os nossos pontos de vacinação”, informou.

Estão sendo disponibilizados todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Foto: Odair Leal/Sesacre

Maria Gorete Bastos, 52 anos, que possui deficiência auditiva e visual, ao perceber a movimentação no Terminal Urbano, não perdeu tempo e foi rapidamente garantir a imunização contra a covid-19, com a 4º dose e, também, contra a influenza.

“Me sinto despreocupada, agora não preciso mais ir ao posto me vacinar. Nós, pessoas com deficiência, precisamos desse tipo de iniciativa, pois temos a imunidade baixa. Eu corro para cima para me imunizar logo. Ficar com medo é pior. Temos que correr atrás da nossa saúde e não nos importarmos com que os outros falam”, declarou.

“Gente vamos correr atras da nossa saúde. Vem logo se imunizar”, finalizou Maria Gorete Bastos. Foto: Odair Leal/Sesacre

O público em geral, que passava pelo terminal de ônibus da capital, também aderiu à campanha. O idoso de 82 anos, Guilherme de Souza, aproveitou para tomar a dose bivalente contra a covid-19. “Tudo que se refere à saúde da pessoa é importante, útil e benéfico. Eu ouvi no rádio que ia começar a imunizar as pessoas acima de 60 anos, quando vi a ação, vim logo me proteger”, disse.

Seu Guilherme de Souza conta havia saído de caso com o intuito de fazer compras, mas ao avistar o posto de vacinação da Sesacre no terminal garantiu logo a imunização com a bivalente. Foto: Odair Leal/Sesacre

O senador da república pelo Acre, Alan Rick, prestigiou as atividades e, na oportunidade, garantiu as vacinas contra a covid e a influenza. “A equipe está aqui, em um sábado, vacinando a nossa população, principalmente as pessoas com deficiência, que é o principal foco hoje. Eu também vou aproveitar, vou colocar a minha vacinação em dia e tomar a 4ª dose da covid”, falou.

Na oportunidade, o senador da república, Alan Rick, garantiu as vacinas contra a covid e a influenza. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Primeira ação que nós temos no Acre, destinada às pessoa com deficiência. Tivemos uma surpresa, onde a população confiou e aderiu. É uma ação do Estado em parceria com todos os municípios. Amanhã continuamos a vacinação no Crie, portanto a população pode procurar a vacina lá, que a equipe do Estado estará à disposição” reforçou o secretário de saúde, Pedro Pascoal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter