Governo realiza abertura do Arraial Cultural na segunda-feira

Últimos detalhes foram inspecionados pela equipe envolvida no evento, que abre com a escolha da Rainha 2011, o Concurso de Quadrilhas e a queima de fogos

21251031312.jpg
71654106132154.jpg

O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Dircinei Souza, inspecionou na manhã desta sexta-feira, 17, os últimos detalhes para o Arraial Cultural (Foto: Val Fernandes)

O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Dircinei Souza, inspecionou na manhã da sexta-feira, 17, os últimos detalhes para a festa que já faz parte do calendário popular do Acre – o 13º Arraial Cultural promovido pelo governo do Estado, com o apoio da prefeitura de Rio Branco e a Liga de Quadrilhas Juninas do Acre.

O evento que une tradição e cultura popular começa nesta segunda-feira, 20, a partir das 18 horas, na Avenida Amadeo Barbosa e se estende até domingo, 26. A abertura oficial do 13º Arraial Cultural terá a escolha da Rainha 2011, o Concurso de Quadrilhas e a queima de fogos.

Acompanhado pelo capitão Giovane, do 2º Batalhão da Polícia Militar, representantes do Corpo de Bombeiros e membros da equipe de organização do evento, Dircinei Souza fez o reconhecimento de todo o espaço que abrigará a cidade cenográfica composta pela Arena das Tradições, o Terreiro dos Quitutes e o espaço Saudades do Seringal.

Na Arena das Tradições acontecerá  o Festival de Quadrilhas, que reunirá cerca de vinte grupos de vários municípios; o Encontro dos Sanfoneiros do Acre [os homenageados desta edição, que participam de um grande show de acordeonistas que tocam esse instrumento que tão bem representa a identidade musical acreana e nordestina] e os shows com as atrações nacionais: o acreano Chico Chagas e o cearense Adelson Viana, ambos acordeonistas de expressão nacional, com trabalhos instrumentais reconhecidos em países europeus.

“Será uma grande festa. O governo convida toda a comunidade acreana a comparecer ao Arraial Cultural, a festa da família. Além das comidas típicas e o artesanato, teremos  a expressão da cultura popular marcada com o Encontro dos Sanfoneiros, a Barraca das Tradições e o forró do Saudades do Seringal, com cerca de onze bandas acreanas. Teremos ainda dois instrumetistas maravilhosos, como o Chico Chagas e o Adelson Viana”, comentou Dircinei Souza.

Segurança garantida – Para o capitão Giovane, do comando do 2º BPM, a Polícia Militar se fará presente desempenhando seu papel constitucional de manter e preservar a ordem pública. “Teremos aproximadamente 60 policiais militares das mais diversas modalidades de policiamento."

Haverá policiamento montado, motorizado em veículos de quatro rodas, duas rodas, a pé, de trânsito e especial, enfim, os mais diversos tipos”, explica “É um evento da familia acreana e queremos que continue sendo. Quem vier de forma tendenciosa não será bem-vindo. Os que vierem com o espirito de se divertir, esses com certeza terão a PM estará ao seu lado”, destacou.  
 
Saudades do Seringal

Mais de dez bandas acreanas já  estão confirmadas para animar a programação. Os grupos estarão se revezando no palco ‘Saudades do Seringal’. Uma novidade este ano é que o espaço será ambientado para que o público dance os ritmos do forró.

“O lugar será decorado ao estilo junino. Teremos um tablado para dança com cobertura, e o palco será bem maior para a apresentação das bandas. Teremos apresentações com vários grupos de forró durante todo o arraial”, explica Karla Martins, uma das coordenadoras do evento.

A festa conta ainda com a Barraca das Tradições, e todos os dias, a partir das 18h30, o público poderá interagir com o Correio do Amor, Prendas e Adivinhações Juninas, Contação de Histórias, Cordel, Jogos e Brincadeiras tradicionais. No Terreiro dos Quitutes os visitantes poderão saborear o melhor da culinária tradicional dos arraiais acreanos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter