Mais Qualidade

Governo realiza a certificação dos gestores escolares

O Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), e do Departamento de Formação e Assistência Educacional, em parceria com o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) realizou na manhã desta segunda-feira, 2, no teatrão, a certificação dos gestores escolares 2019.

Certificação de 312 Gestores Escolares Foto: Dayana Soares/Ascom SEE

Foram certificados 312 servidores, sendo 264 de Rio Branco, 4 do Bujari, 18 de Porto Acre e 26 servidores de Senador Guiomard. As formaturas do interior do estado aconteceram concomitantemente, sob a responsabilidade dos núcleos da Educação.

O curso preparatório voltado para professores e servidores não docentes, teve como objetivo a habilitação para o provimento do cargo de gestor escolar para o quadriênio 2020/2023, nas escolas da rede pública estadual de educação básica e ocorreu durante o período de maio a novembro, na modalidade de educação à distância, por meio da plataforma Moodle.

Professora Lídia Cavalcante, chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional Foto: Dayana Soares/Ascom SEE

“Nós iniciamos este processo com 902 alunos, professores, mestres que nos deram a oportunidade de compartilhar conhecimentos e, desde o início, nós tivemos pessoas importantes neste processo que nos ajudaram. O trabalho aconteceu com uma equipe nova em um departamento novo, em um momento de transição que não é fácil, mas enfrentamos com otimismo, com entrega e com amor”, citou a professora Lídia Cavalcante, chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional.

Diretor-presidente do Ieptec, Francineudo Costa Foto: Dayana Soares/Ascom SEE

Os profissionais certificados estão aptos a concorrer à eleição para gestor, com eleição direta pela comunidade escolar em que votam: alunos, pais, professores e servidores das escolas. A eleição acontece em todo o estado em dia 10 de dezembro.

“Compartilhar esse momento junto com a Secretaria de Educação nos fez refletir muito qual é o nosso papel à frente da educação profissional. Nós entendemos que, para que possamos cumprir este processo de emancipação do ser humano, precisamos andar em conjunto. A educação realmente promove esse processo de emancipação. Que possamos viver intensamente este processo para vermos a evolução do nosso estado e esse desenvolvimento começa aqui”, pontuou o diretor-presidente do Ieptec, Francineudo Costa.

Professora Denise dos Santos, diretora de Ensino Foto: Dayana Soares/SEE

A professora Denise dos Santos, diretora de Ensino, falou da importância do trabalho do gestor dentro da escola e da parceria com os profissionais da SEE em prol da Educação. “Educação é trabalho em equipe e entre equipes. Educação não é um projeto pessoal, é uma política pública voltada para os nossos alunos. Todos nós juntos, Secretaria de Educação, equipes da Secretaria de Educação, equipes dos Núcleos de Educação e as equipes das escolas, estamos todos sempre zelando pela aprendizagem dos nossos alunos. O objetivo de todos nós é fazer com que o nosso aluno aprenda e fazer com que a nossa educação melhore a qualidade de forma integral”, declarou.