Segurança Pública

Governo entrega dez novas viaturas policiais para municípios do Baixo Acre e Abunã

Os municípios de Acrelândia, Capixaba, Plácido de Castro e Senador Guiomard foram contemplados na tarde desta segunda-feira, 2, com a entrega de dez novas caminhonetes para as polícias Militar e Civil. O ato simboliza o esforço do governador Gladson Cameli e do vice-governador Major Rocha em restabelecer a paz aos lares acreanos por meio da valorização e ousados investimentos na área da Segurança Pública.

Novas viaturas atenderão quatro municípios acreanos das regionais Baixo Acre e Abunã Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante solenidade realizada na praça central de Senador Guiomard, o governador Gladson Cameli destacou  os avanços alcançados nos últimos 11 meses, como a contratação de novos servidores, o reaparelhamento das forças policiais e chegada das 127 novas viaturas policiais. O gestor parabenizou a equipe técnica da secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) pelo empenho dedicado e afirmou que não tem medido esforços para que os índices de violência sigam em queda.

Governador Gladson Cameli durante entrega de dez novas viaturas policiais para municípios da regional Baixo Acre Foto: Diego Gurgel/Secom

“Queremos devolver a paz as famílias do nosso estado, assim como dar as condições para as nossas polícias trabalharem e que a população saiba que está sendo bem protegida e assegurar o direito de ir e vir ao cidadão. Com essa entrega, demonstramos que quando se tem vontade de trabalhar é possível fazer e é assim que continuaremos em prol do nosso povo até o último dia de governo”, pontuou Gladson.

Major Rocha recordou que até o ano passado, o Acre figurava entre os estados mais violentos do país, assim como a capital Rio Branco. O vice-governador citou ainda as precárias condições de todas as instituições de Segurança Pública e as equivocadas estratégias adotadas para combater a criminalidade.

Major Rocha destacou avanços alcançados pela Segurança Pública nos últimos onze meses Foto: Diego Gurgel/Secom

“Não faz muito tempo que chegou-se a comemorar a distribuição de apitos para acabar com a violência e vimos o resultado disso. Nossa população amedrontada e com muito medo de sair de casa. Hoje, a situação é completamente diferente. Estamos aqui fazendo a entrega de viaturas e equipando as nossas polícias. Sabemos que o desafio é grande, mas é preciso reconhecer que em menos de um ano já conseguimos avançar muito e vamos continuar combatendo o crime no rigor da lei com uma polícia verdadeiramente pronta e devidamente equipada”, salientou.

Governo não tem medido esforços para dar continuidade a redução da criminalidade em todo o Estado Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo o comandante do Comando de Policiamento Operacional II (CPO II), tenente-coronel Emílio Virgílio, “como essas novas viaturas são traçadas, vamos ampliar o nosso policiamento na zona rural onde poderemos fazer operações nos ramais para poder combater o tráfico de entorpecentes e recuperar veículos roubados em toda esta área que faz fronteira com a Bolívia.”

Tenente-coronel Emílio Virgílio, comandante do CPO II Foto: Diego Gurgel/Secom

O secretário Paulo Cezar Rocha dos Santos lembrou que a aquisição das caminhonetes por muito pouco não foi perdido devido a ingerência da antiga gestão com a Segurança Pública. Por meio de um grandioso esforço do atual governo foi possível estender prazos e assegurar os modernos veículos no enfrentamento em todo o estado.

“Foram mais de R$ 80 milhões destinados pela bancada federal passada ao sistema de Segurança e desse total, apenas 12% foram executados e o recurso para a aquisição destas viaturas estava praticamente perdido e por meio de uma série de manobras técnicas foi possível ampliar o prazo. Estes veículos têm uma importância muito grande não só pelo fato de ser utilizado em todo o território e em especial aqui nesta região porque é o foco do Grupamento Especializado contra os Crimes de Fronteira[Gefron] neste primeiro momento já que sua primeira base foi implantada no trevo de Senador Guiomard”, frisou.

Todos os municípios acreanos serão contemplados com a entrega de pelo menos duas caminhonetes Foto: Diego Gurgel/Secom

Paulo Cezar revelou ainda que o Acre será beneficiado com cerca de R$ 11 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública ainda em 2019. Montante este que será destinado para o treinamento de policias, aquisição de tecnologia para investigação na própria cena de crime, além de insumos para a polícia técnico-científica.

O evento contou com a participação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ulysses Araújo; do delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista; do prefeito de Senador Guiomard, André Maia; do presidente da Câmara de Vereadores de Senador Guiomard, Gilson Pessoa; do prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros; do deputado estadual Cadmiel Bomfim; demais autoridades e da população.