Governo quer garantir implementação do plano de vida dos Yawanawás

Indígenas reconhecem apoio do governo como fator fundamental para realização do projeto (Foto: Arison Jardim/Secom)
Indígenas reconhecem apoio do governo como fator fundamental para realização do projeto (Foto: Arison Jardim/Secom)

Parte da equipe de Meio Ambiente do estado esteve reunida, no último fim de semana, com o Conselho das Aldeias do Povo Yawanawá, na Vila São Vicente, em Tarauacá para discutir todas as reivindicações dos conselheiros a cerca do projeto de plano de vida da comunidade.

O governo está planejando a melhor maneira de apoiar o projeto dos indígenas, valorizando a importante contribuição desses povos para conservação do meio ambiente.

Participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, a diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais, Magaly Medeiros, o diretor da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais, Dande Tavares e o diretor técnico da Assessoria Especial dos Povos Indígenas, Marcelo Piedrafita.

“Nós estamos buscando apoiar a iniciativa do povo yawanawá, de forma a manter a atuação deles na conservação das florestas, que é fundamental não só para a comunidade, mas para todos os povos do planeta”, disse Magaly.

Por meio da Associação Sociocultural Yawanawá, a comunidade tem uma parceria com uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, a Aveda, popularmente conhecida por ser uma marca que atua na causa ambiental.

Atualmente a Aveda compra o urucum das aldeias, mas um dos pontos principais do plano de vida dos Yawanawás é a ampliação dessa parceria, que deve, inclusive, se estender a outros investidores.

“O nosso plano de vida é um projeto pioneiro que vai continuar protegendo o meio ambiente, fortalecendo a nossa cultura e a nossa economia interna. Temos o governo do Estado como nosso principal parceiro, por isso, estamos buscando esse apoio”, afirmou o presidente da associação, Joaquim Yawanawá.

Edegard de Deus ressalta ainda que todos os órgãos ambientais do estado estão empenhados em encontrar a melhor alternativa de apoio ao projeto.

“Nosso maior cuidado está em seguir protegendo as florestas e esses povos tradicionais que desempenham a importante função de manter as áreas naturais conservadas. Nesse momento estamos unindo esforços para garantir a implementação desse projeto com segurança para o povo Yawanawá”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter