Protagonismo e empoderamento é tema da IV Conferência do Idoso

Imagem Conferência Idoso (1)O Acre, por intermédio das Secretarias de Desenvolvimento Social (Seds), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), do Conselho Estadual da Pessoa Idosa realiza nesta terça-feira, 22, a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Rio Branco.

Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as Idades”, a conferência é o momento de enfatizar a necessidade de colocar a temática da pessoa idosa no cenário político. O debate tem o objetivo de sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da sua participação mais ativa no meio social.

Gabriel Maia, gestor da Seds, destaca que as conferências são importantes para se avaliar os avanços e o que precisa melhorar. “Uma das preocupações do governo do Estado é fazer com a pessoa idosa tenha seus direitos garantidos, principalmente nos serviços públicos”.

Dados da ONU e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos últimos 10 anos confirmam que, graças às políticas públicas dos governos federal, estaduais e municipais, foi possível aumentar o índice de vida das pessoas idosas no Brasil.

Para a secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Adeni Neves, a oportunidade irá propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo e o empoderamento como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa. “É importante que a pessoa idosa seja protagonista na efetivação dos seus direitos”, afirmou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter