Governo quer fortalecer prática de xadrez no estado

 O governo articulou a possível vinda de um grande mestre na categoria para o estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governo articulou a possível vinda de um grande mestre na categoria para o estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil, nesta segunda-feira, 1, com membros do Clube de Xadrez do Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia, e da Federação Acreana de Xadrez. O objetivo do encontro foi o de firmar novas parcerias com a Federação, e articular a possível vinda de um grande mestre na categoria para fortalecer a promoção da atividade no estado.

“A ideia é alavancar a prática que já vem sendo fortalecida pelo governo, por meio do Instituto de Matemática”, afirmou o diretor da unidade, Alessandro Nasserala. Ele destacou que o Clube de Xadrez funciona na sede do próprio Instituto, assim como a Federação.

Quanto a vinda do reforço técnico, o governador sinalizou positivamente e reforçou que o governo irá se manter empenhado para avançar na promoção do ensino diferenciado no estado. “A meta do governo é atingir mais de seis mil pessoas só este ano com a promoção não só dessa atividade, mas de outros cursos”, garantiu Tião Viana.

O presidente da Federação Acreana de Xadrez, Luiz Carlos Oliveira, contou que, junto com o Instituto de Matemática, estão atendendo em algumas escolas do governo a fim de agregar mais da atividade à função educacional. “Lembramos à gestão escolar que ainda temos algumas vagas, e os gestores interessados podem procurar o instituto e solicitar a atividade que a federação atende”, informou Oliveira.

Acre sedia torneio nacional

Nasserala contou ainda que, no dia 19 deste mês, o Acre irá sediar um torneio nacional de xadrez, que contará com enxadristas de diversas localidades. O torneio ocorrerá na sede no Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia.
Os campões estaduais e enxadristas do Instituto, João Victor Souza e Ellen Camila da Silva se disseram ansiosos para participarem do evento.

O instituto está com turmas abertas nas terças e quintas das 18 às 21 horas a todos aqueles que desejam conhecer e praticar a atividade, que tem como um dos focos o desenvolvimento estratégico.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter