Com o objetivo de qualificar e ampliar o serviço de assistência técnica e extensão rural nos Territórios da Cidadania do Acre, mais 27 técnicos da região do Alto Acre participam de qualificação sobre produção sustentável. A atividade acontece entre os dias 10 e 14, em Brasileia, e faz parte de uma ação que pretende ampliar o acesso dos produtores familiares às políticas públicas.
Segundo a diretora técnica da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Socorro Ribeiro, os encontros de qualificação fazem parte de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que prevê implementar ações que promovam a geração de renda, a redução da pobreza rural e a garantia da segurança alimentar e nutricional.
Até o final deste mês outro encontro de qualificação de técnicos será realizado, desta vez no município de Cruzeiro do Sul atendendo ao Território da Cidadania do Juruá. Participarão técnicos dos municípios daquela região.
Serão beneficiadas 4.678 famílias de produtores, sendo 2.184 agricultores familiares, 752 ribeirinhos, 642 extrativistas, 400 mulheres e jovens produtores e 700 indígenas e 150 técnicos.
Dentre as ações constam oficinas com produtores rurais sobre produção sustentável, dias de campo nas unidades de referência, intercâmbio, oficinas de mulheres além de visitas técnicas e encontros de qualificação dos técnicos.