Em visita ao Acre, o escritor, ator e diretor acreano Francisco Gregório Filho esteve nesta terça-feira, 11, no gabinete do governador Tião Viana para entregar duas obras relacionadas a ele. A primeira obra, como explica Gregório Filho, é sua biografia, intitulada “Entre rios”, escrita pela jornalista Tânia Machado.
“Ela deu esse título em alusão a minha vida dividida entre dois rios, Rio Branco e Rio de Janeiro. Gostei da biografia, porque a autora parte de um texto de Walter Benjamin chamado O Narrador”, explicou o escritor.
Gregório também entregou a Tião Viana um DVD com cinco curtas metragens que são adaptações do livro “Ler e contar, contar e ler”, escrito por Gregório Filho. As animações foram realizadas pela produtura Artrio, com roteiro e direção de Italo Rocha e Marcelo Zuza, que se formaram no curso de audiovisual da Usina de Arte.
“Toda vez que eu venho ao Acre ganho presentes preciosos como este”, disse o escritor, referindo-se aos curtas.
Gregório Filho conta que se aposentou em maio deste ano, após 40 anos de serviços públicos prestados. Aposentou-se pela Fundação Biblioteca Nacional, onde colaborou com a elaboração do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, implantado em 1992.
Mas, o artista e escritor acreano observou que seu Estado também faz parte da sua carreira profissional. Gregório Filho fez parte da equipe que compôs o governo de Geraldo Mesquita, do ex-governador Flaviano Melo e que foi presidente da Fundação Elias Mansour (FEM) na gestão do ex-governador Tião Viana.
“Estou aposentado do serviço público, mas continuo trabalhando como escritor”, afirma Gregório Filho em tom de devoção pelo seu eterno ofício.
O escritor revela que já tem 22 livros lançados e que seu legado o levou a fazer parte dos imortais da Academia Acreana de Letras.